Barra do Governo Federal

Procurar no portal

UFC sedia pela primeira vez encontro de estudos ambientais em países de língua portuguesa

Imagem: O encontro reunirá participantes do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Portugal (Imagem: Divulgação/Prodema-UFC)O XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (REALP) será realizado de 12 a 15 de setembro, nas instalações do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. É a primeira vez que o evento é realizado no Ceará.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, o evento vai reunir representantes de instituições de ensino superior do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Portugal, que integram a rede.

A abertura do evento será às 9h do dia 12, no auditório do Centro de Ciências, e da programação constam a comemoração dos 20 anos da REALP e dos 22 anos do Prodema na UFC, com homenagens a professores e alunos pioneiros. Entre eles estão o Prof. Paulo Pinto, da Universidade de Évora (Portugal), e o Prof. José Gerardo Beserra de Oliveira, da UFC, primeiro coordenador do Prodema. A primeira turma que concluiu o mestrado do Prodema também será homenageada.

Às 14h30min, um representante da Capes vai proferir a conferência "Internacionalização das universidades brasileiras". Das 16h30min às 17h30min, ocorrem as apresentações orais de trabalhos sobre Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade Urbana, Políticas Públicas, Governança e Participação Social.

No dia 13, a programação começa às 9h, com a conferência "Mudanças climáticas globais: das bases físicas à sociedade", a ser apresentada pelo Prof. Alexandre Araújo Costa, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Às 10h30min, tem início a apresentação de trabalhos sobre os temas Degradação Ambiental e Desertificação. Às 14h, haverá reunião fechada do Conselho da REALP.

No mesmo horário, em outros espaços, ocorre mais uma sessão de apresentação de trabalhos, desta vez abordando os temas Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas. Às 16h, os trabalhos apresentados vão envolver os temas Agroecologia e Agricultura Familiar e, às 17h, Gestão Ambiental, Áreas Protegidas e Comunidades Tradicionais.

No dia 14, às 9h, serão apresentados trabalhos acerca dos temas Educação Ambiental, Etnodesenvolvimento e Etnoecologia. Às 11h, as apresentações terão como foco Energias Renováveis, Bioenergia e Biotecnologia. Após cada sessão haverá debate. Às 14h30min, o secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno, fará a conferência de encerramento da programação em Fortaleza. Ele vai falar sobre "Parque Estadual do Cocó, uma conquista da sociedade". Após a conferência, os presentes participarão de momento cultural e coquetel. A programação do encontro terminará no dia 15, com um dia de visita de campo aos monólitos de Quixadá.

INTEGRAÇÃO – Para a coordenadora do Prodema/UFC e presidente do XIX Encontro da REALP, Profª Vládia Pinto Vidal de Oliveira, a realização desse evento em Fortaleza contribui para a expansão do intercâmbio entre as instituições integrantes desses países de língua portuguesa e reforça a política de internacionalização da Universidade. Outras informações podem ser obtidas no site do XIX Encontro da REALP.

O evento será também um momento de celebração para o Prodema. O programa teve origem em 1996 com a criação do Mestrado em Desenvolvimento em Meio Ambiente (MDMA), que adotou o conceito de desenvolvimento sustentável como paradigma e o Nordeste brasileiro como região central de suas linhas de pesquisa, com um enfoque interdisciplinar. Em 2010, o Prodema se ampliou com a criação do doutorado (DDMA), que apresentou uma inovação: a institucionalização da associação ampla em rede de instituições de ensino superior do Nordeste.

Sete instituições formam a Rede Prodema: UFC, Fundação Universidade Federal do Piauí (Fufpi), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Universidade Federal de Sergipe e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Fonte: Profª Vládia Pinto Vidal de Oliveira, coordenadora do Prodema e presidente do XIX Encontro da REALP – fone: 85 3366 9466

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo