Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Resultados da Avaliação Institucional são apresentados em encontro de gestores

Imagem: Os resultados foram apresentados pelo ex-presidente da CPA, Prof. Hermógenes David, que apresentou o novo titular da Comissão, Prof. José Lassance (Foto: Ribamar Neto/UFC)Na tarde de segunda-feira (11), o Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra sediou o Seminário de Avaliação Institucional da UFC. O encontro, de iniciativa da Comissão Própria de Avaliação (CPA), reuniu gestores e representantes de múltiplas unidades administrativas da Universidade.

A proposta do evento era apresentar um balanço dos resultados das avaliações semestrais do triênio 2015-2017 e reunir contribuições dos participantes para o atual Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC, referente ao período de 2018 a 2022.

O reitor Henry de Holanda Campos destacou na fala de abertura a importância de tratar assunto tão relevante como a avaliação institucional. "Vivemos um momento singular, único talvez na história desta universidade, pelo reconhecimento da qualidade e dos avanços, que são fruto do trabalho dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos. A gente tem tido uma preocupação em avançar nos mecanismos de trabalho, e na institucionalização das políticas da Universidade como um todo", afirmou.

O reitor antecipou o conjunto de metas ambiciosas do PDI 2018-2022, que, com os dados obtidos pelo processo de avaliação institucional, pautam uma gestão por resultados.

Confira outras imagens do seminário no Flickr da UFC

Imagem: Reitor e Vice-Reitor participaram do encontro (Foto: Ribamar Neto/UFC)AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – O ex-presidente da Comissão Própria de Avaliação, Prof. Hermógenes David de Oliveira, abordou a metodologia da avaliação institucional desenvolvida a partir de 2015.

Ele salientou que esse processo de auto-avaliação se articula com as boas colocações da UFC nos recentes rankings internacionais, como o Times Higher Education (THE), e nacionais, como o Guia do Estudante, o Ranking Universitário Folha, e os indicadores do Ministério da Educação.

Foi ainda destacado o papel desempenhado pela avaliação institucional em traçar um panorama de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

Foram divulgados dados referentes ao triênio 2015-2017, como o percentual de participação dos estudantes, que passou de 48,81% no semestre 2016.2 para 52,97% em 2017.1. No mesmo período, a participação dos professores marcou, respectivamente, 52,90% e 74,78%.

Entre os principais critérios avaliados estão a infraestrutura, o atendimento das coordenações dos cursos de graduação, e os desempenhos docente e discente. Ao final, o Prof. Hermógenes apresentou publicamente o atual presidente da CPA, Prof. José Lassance de Castro, que o sucederá no comando do processo da avaliação institucional da UFC.

Imagem: Gestores de várias unidades compareceram ao Seminário (Foto: Ribamar Neto/UFC)Para as próximas edições, estão previstas a participação dos servidores técnico-administrativos no corpo avaliador, bem como a avaliação dos cursos de pós-graduação e de educação à distância (EaD) da Universidade.      

Na segunda parte do encontro, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para aprofundar o debate sobre a avaliação institucional da Universidade relacionada a temas transversais, como responsabilidade social, comunicação, assistência estudantil, ensino e aprendizagem, sustentabilidade financeira, entre outros.

O evento contou com a participação do vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; da pró-reitora de Extensão, Profª Márcia Machado; do pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilena Feitosa; do pesquisador institucional, Prof. Ciro Nogueira Filho; e da ouvidora-geral, Profª Geovana Cartaxo. Estiveram presentes também diretores de unidades acadêmicas, membros das comissões setoriais de avaliação institucional, chefes de departamento e coordenadores de cursos de graduação da Universidade.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação Institucional – fone: 85 3366 9421

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo