“Por trás das cortinas”, o administrador transforma a UFC

Por ocasião do Dia do AdministradImagem: Servidor há 34 anos, Fernando Henrique Monteiro Carvalho realizou na UFC seu primeiro estágio (Foto: Ribamar Neto/UFC)or, comemorado nacionalmente em 9 de setembro, o Conexão homenageia três dos 75 profissionais atualmente lotados na Universidade Federal do Ceará (UFC). Um deles compõe seu quadro de servidores há mais de 30 anos; outra completará 10 anos de atividades neste mês; e o terceiro atua na Instituição há três anos. Os administradores Fernando Henrique (Comissão de Ética), Aline Araújo (Curso de Medicina do Campus de Sobral) e Linnik Lima (Administração do Campus de Crateús) compartilham suas experiências nos bastidores da formação universitária.

Servidor há 34 anos, Fernando Henrique Monteiro Carvalho realizou na UFC seu primeiro estágio, em recursos humanos. Foi ali que ele diz ter se apaixonado pela área. Conforme relata, foi esse estágio que o manteve engajado no Curso de Administração e o fez colar grau no ano de 1987.

Durante sua trajetória, viu a Universidade valorizar a área de recursos humanos. “A UFC começou a reconhecer a importância do RH, valorizando o profissional e a profissão com cursos de capacitação, especialização.” Segundo conta, a Universidade realizou programas pioneiros para seus servidores, “desde alfabetização até mestrado”. Assim, quem trabalhava nas atividades-meio deixou de ser visto “simplesmente como passador de informação”.Imagem: Aline Araújo (Administradora do Curso de Medicina do Campus de Sobral) (Foto: Viktor Braga/UFC)

Por esse motivo, para ele, “é um prazer enorme trabalhar na UFC, que é uma instituição diferenciada, que atua na área da educação”. Henrique explica que o administrador é um dos mais importantes profissionais que fornecem os meios para que a Universidade possa continuar desempenhando seu papel na educação com maestria.

Aline Araújo concorda: “A gente tem o poder de construir e transformar uma instituição.” No caso da UFC, para ela, “trabalhar por trás das cortinas é contribuir na formação dos estudantes, é ver o crescimento deles na Universidade”.

Ela queria trabalhar com gente e escolheu administração por isso e porque gosta de organizar, “estar à frente dos movimentos”, gerenciar pessoas. Diz que a área lhe deu a oportunidade de “poder participar de planejamentos, na organização de uma instituição de forma geral”, explica.

No mês que homenageia o profissional da administração, Aline completará 10 anos como servidora da Universidade, atuando no Curso de Medicina do Campus de Sobral. “É maravilhoso trabalhar na UFC, sobretudo no interior, porque a gente não fica só num nicho, tem a oportunidade de trabalhar em vários setores da administração”, ressalta.

Imagem: Linnik Lima (Administração do Campus de Crateús) (Foto: Arquivo Pessoal)Linnik Lima também destaca a transformação social pela qual Crateús passou como uma de suas maiores conquistas profissionais. Ele deixou Fortaleza rumo ao município, quando nem o conhecia, com o desafio de colaborar na implantação de um novo Campus da UFC. Já se passaram três anos, e ele conta que ter acompanhado tal transformação é o que lhe dá orgulho.

“Alunos, em sua maioria filhos de agricultores, que nem sabiam o que era a universidade direito, agora vão se formar no próximo ano ou em 2019, e eu pude acompanhar essa evolução. Em três anos. Imagina daqui a 10 anos, com toda a estrutura física e de serviços que a gente pode oferecer?”, conjetura.

Para ele, a experiência é o maior legado ao ter ajudado a montar “do zero” a estrutura do Campus de Crateús. “Para montar um campus, tem que ter visão de futuro”, o que adquiriu com a experiência trabalhando na Universidade. “Não é só orgulho de ser administrador, mas de fazer parte da UFC”, comemora.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.