Nossas Ruas com Artes leva programação cultural ao Farol do Mucuripe na sexta-feira (15)

Imagem: Programação do evento Nossas Ruas com ArtesTeatro, música, grafite e outras expressões artísticas tomarão conta do Farol do Mucuripe, no bairro Serviluz, na próxima sexta-feira (15). Neste dia, a partir das 18h, o Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (Lamur), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Coletivo AudioVisual do Titanzinho e a Associação dos Moradores do Titanzinho, realiza o evento Nossas Ruas com Artes.

Entre as atividades da noite, gratuitas e abertas ao público, estão apresentações do Grupo de Teatro Dito & Feito, da Banda Éter na Mente, do Coletivo Servilost, e do Farol RAP, além do lançamento de dois livros: Arte que inventa afetos e o livro-catálogo Nossas ruas com cinema – Cine Ser Ver Luz.

O livro Arte que inventa afetos foi lançado em versão on-line em 2015 e, agora, terá a versão impressa apresentada. A obra, publicada pela Imprensa Universitária (Coleção de Pós-Graduação), propõe dar atenção aos processos inventivos e à arte como resistência. Reúne pesquisadores nas áreas de artes, filosofia, comunicação, psicologia social, antropologia, dentre outras, promovendo reflexões sobre diferentes processos de criação e produção de conhecimento.

Imagem: Folder de lançamento do livro-catálogo "Nossas ruas com cinema"Já livro-catálogo Nossas ruas com cinema – Cine Ser Ver Luz apresenta o diálogo entre cinema e rua, trazendo experiências com as temáticas das sessões do Cine Ser Ver Luz, em 2015 e 2016. Trata-se do fazer cinema com as ruas, os becos, as praças e o Farol do Mucuripe.

Na ocasião, haverá também o lançamento do Mapa afetivo do Serviluz com artes instiga a pensar a "ocupação dos espaços-tempos urbanos, a relação entre os bairros e a cidade, bem como os modos de nos relacionar com o cotidiano, habitá-lo e partilhá-lo", explica a Profª Deisimer Gorczevski, coordenadora do Lamur.

Nesse Mapa, ganham relevo expressões artísticas que acontecem em ruas, becos e praças do Serviluz, recebendo destaque produções de cinema e audiovisual como as das Mostras AudioVisuais do Titanzinho e das sessões do Cine Ser Ver Luz, ambas as atividades realizadas de modo itinerante no bairro.

Também foram mapeadas expressões da arte urbana (grafite, estêncil, lambe-lambe, pichação, entre outras) e de teatro, além de ter sido criado um índice para localizar associações de moradores, escolas, praças, picos de surfe, comércios etc.

INTERVENÇÃO NO FAROL – Durante o Nossas Ruas com Artes, também será feita uma intervenção artística no Farol do Mucuripe, com projeções de imagens mapeadas nesse equipamento, considerado patrimônio histórico. A ideia é traçar relações entre a ocupação do Farol com arte e os filmes mostrados na V Mostra Audiovisual do Titanzinho (dezembro de 2016). A intervenção é uma criação da estudante Emília Schramm, com a orientação da Profª Deisimer.

A proposta é conceituar o Farol como um menir, ou seja, um local central na história do bairro Serviluz,  que, por ser um patrimônio histórico e cultural, abandonado pelo poder público,  tem sido palco de diversos movimentos de resistência com artes.

A intervenção deseja celebrar a ocupação que vem ocorrendo no Farol, reafirmando as ações artísticas e comunitárias e questionando os modos de se preservarem o Farol e a luta dos moradores por políticas culturais.

O evento contará com as presenças do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes, e do diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, Prof. Sandro Gouveia.

Mais informações sobre o evento Nossas Ruas com Artes podem ser vistas na página do Cine Ser Ver Luz no Facebook.

Fonte: Profª Deisimer Gorczevski, do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.