Campus de Quixadá celebra 10 anos com palestra de notável pesquisadora da Computação

Imagem: Campus da UFC em Quixadá (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá completa, nesta segunda-feira (18), 10 anos de inauguração. Para celebrar a data, que marca uma década de diversos avanços e conquistas, será realizada uma série de atividades durante todo o dia naquele campus, incluindo palestra com Clarisse Sieckenius de Souza, considerada uma das mulheres mais notáveis da Computação.

A celebração começa logo pela manhã, às 9h, com a cerimônia de abertura, que contará com a presença do Prof. Custódio de Almeida, vice-reitor no exercício do Reitoria, e do Prof. Davi Romero, diretor do Campus de Quixadá. Na ocasião, será apresentada a logomarca dos 10 anos do campus. O evento será realizado na Sala Multiuso.

No mesmo local, às 10h, a Profª Clarisse Sieckenius de Souza, titular do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), proferirá palestra com o tema "Computação em primeira pessoa". A professora é uma das pioneiras do Brasil a pesquisar a Interação Humano-Computador, de onde criou uma teoria semiótica para a área, chamada de Engenharia Semiótica. Por sua contribuição, Clarisse foi eleita, em 2014, uma das Notable Women in Computing, distinção concedida a 52 pesquisadoras em Computação no mundo pelo Instituto Anita Borg e pela Associação de Pesquisa em Computação-Mulher (CRA-W, na sigla em inglês). Atualmente em licença sabática da PUC-Rio, ela trabalha como pesquisadora sênior da IBM.

A programação comemorativa continuará à tarde, com uma ação de educação ambiental às 16h30min. Às 17h, haverá um ato simbólico de abraço ao campus.

CAMPUS DE QUIXADÁ – Ao longo de uma década, o Campus de Quixadá cresceu e ganhou reconhecimento nacional. Criada com a missão de gerar conhecimento na área de TIC, assim como formar recursos humanos altamente qualificados, a unidade acadêmica nasceu com o Curso de Sistemas de Informação. Atualmente, conta com outros cinco: Engenharia de Software, Tecnologia em Redes de Computadores, Ciência da Computação, Design Digital e Engenharia de Computação.

Os cursos de Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Ciência da Computação foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito Muito Bom (nota 4). A graduação em Redes de Computadores alcançou, inclusive, o primeiro lugar no ranking nacional do Enade 2014, de um universo de 188 instituições de ensino. Já os cursos de Design Digital e Engenharia de Computação deverão ser avaliados em 2018 e em 2019, respectivamente.

O Campus da UFC em Quixadá está localizado na Av. José de Freitas Queiroz, 5003, Cedro.

Fonte: Prof. Davi Romero, diretor do Campus de Quixadá – fone: 88 3412 0919