Circuito UFC-Arte inscreve para oficinas; evento será realizado dia 29 em Aquiraz

Imagem: Arte de divulgaçãoA Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult),  promove, no dia 29 de setembro, a 7ª edição do Circuito UFC-Arte. O evento comemora os 50 anos do Museu Sacro São José do Ribamar (MSSJR), no município de Aquiraz, onde será realizado.

Com inscrições disponíveis através de formulários eletrônicos, duas oficinas de música serão ofertadas no circuito. Pela manhã, às 10h, será realizada a Oficina de Técnica Vocal e Canto Coral, a ser ministrada por Gabriel Sintra e Andrey Barbosa, com 20 vagas ofertadas.

À tarde, a partir das 13h, será a vez da Oficina de Prática Compartilhada em Instrumentos de Sopro: Banda Sinfônica. Com 15 vagas disponíveis, ela será conduzida pelo Prof. Filipe Ximenes.

Ambas ocorrerão na sala itinerante, no anexo do museu. Interessados podem se inscrever até 27 de setembro, devendo observar os pré-requisitos necessários no site da Secult-Arte.

Apresentações também integram a programação do evento e serão realizadas no entorno do museu. A partir das 16h, haverá números do grupo 4 em Foco, do Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e do Coletivo de Danças Urbanas da UFC. Os participantes da Oficina de Prática Compartilhada em Instrumentos de Sopro também farão apresentação.

CIRCUITO UFC-ARTE – O Circuito UFC-Arte desenvolve ao longo do ano letivo uma série de eventos artísticos e culturais que têm como objetivo contribuir para a ampliação do acesso às diversas produções e expressões artísticas realizadas pelos alunos integrantes do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA). Dessa forma, busca cooperar com o fortalecimento da fruição da cultura no estado do Ceará e, consequentemente, com a formação de plateia.

SOBRE O MUSEU SACRO – Inaugurado em 27 de setembro de 1967, no município de Aquiraz, pelo padre José Hélio Paiva, o MSSJR é pioneiro na arte sacra no Estado e lotado em uma cidade considerada historicamente a "primeira capital cearense" (à época, Vila São José de Ribamar).

Com obras datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX, alusivas à fé do povo cearense, o museu conta com um acervo de mais de 1.400 peças, entre imagens sacras, objetos de procissão, parâmetros litúrgicos, oratórios, alfaias e missais. Parte dessas obras foi deixada pelos padres jesuítas no Ceará desde o fim do século XVIII.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831