Corredor Cultural do Benfica terá primeira edição nos dias 23 e 24; confira programação

Imagem: A programação é aberta ao público (Imagem: divulgação)Sonhado há décadas pelos movimentos artísticos da cidade de Fortaleza, o Corredor Cultural do Benfica torna-se realidade neste fim de semana. Idealizado para integrar a população desse e de outros bairros da Capital em uma iniciativa de lazer gratuito para todas as idades, o projeto terá sua primeira edição na noite de sábado (23) e segue com atividades diurnas no domingo (24).

Outras três edições estão previstas até o fim deste ano, e a expectativa é consolidar o evento para que ocorra mensalmente em 2018.

Toda a programação é aberta ao público. "Isso é um anseio antigo, um movimento que vem sendo pensado há bastante tempo tanto pela comunidade universitária quanto pelos movimentos sociais e pelos moradores do Benfica. Durante muitos anos o Benfica foi um ponto de convergência, principalmente do mundo acadêmico, e continua sendo", afirma o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos.

O dirigente explica ainda que o projeto foi concebido a partir de um trabalho de pesquisa inédito sobre os serviços e equipamentos de todo o Benfica que culminará no lançamento de um livro sobre o universo de restaurantes, bares, ateliês de artistas, pontos de encontro e associações.

De acordo com o produtor executivo Chico Célio Vieira, o mapeamento realizado mostrou que a comunidade não conhece nem visita tudo que o Benfica tem a oferecer. "O propósito não é reinventar o bairro, mas vincular essa programação que já existe à possibilidade de a UFC se abrir para o povo nos fins de semana", diz.

E o Prof. Henry Campos acrescenta: "A ideia é essa, tornar o evento uma atividade permanente. Com isso, a Universidade cumpre uma função de integração com seu bairro, que é tão importante e tem uma história tão especial na cidade".

A seguir o leque de atividades por área:

Imagem: Aldo Sena é uma das atrações do fim de semana (Foto: divulgação)MÚSICA E DANÇA – Os shows musicais começam às 17h do sábado (23), na Concha Acústica da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica), quando se apresentam a Camerata de Cordas da UFC, o grupo musical da Rede Cuca, o Maracatu Solar e o guitarrista paraense Aldo Sena.

A partir das 8h do domingo (24), em palco montado na Avenida da Universidade, as atrações são uma aula de zumba com a equipe da Rede Cuca, além do Coral da UFC, grupo 4 em Foco, Oré Anacã, Cantoria de Viola, Espaço Brasileirinho e reisado Brincantes Cordão do Caroá.

AUDIOVISUAL – No domingo (24), das 10h às 12h, será realizada mostra retrospectiva da última edição do Dia Internacional da Animação, com curadoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Serão exibidas, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), animações de realizadores cearenses que integraram a mostra oficial do evento em 2016.

OFICINAS – "Brincando de fazer notícia – jornalismo e cidadania", "Confecção de flipbook" e "Grafitti" serão as três oficinas ofertadas na manhã do domingo (24). As inscrições poderão ser realizadas no horário e local das formações: às 9h no Departamento de Arquitetura ( Av. da Universidade, 2890 – Benfica) para as duas primeiras, e às 9h nos jardins da Reitoria para a terceira.

FEIRINHAS – Entre 8h e 12h, os corredores da Reitoria e a Avenida da Universidade receberão feiras de livros novos e usados, de antiguidades e de economia criativa. Já o estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica) abrigará uma praça de alimentação com representantes da gastronomia do bairro.

SERVIÇOS PARA O CIDADÃO – Com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, na manhã de domingo o público terá acesso ao posto de atendimento da Ciclofaixa de Lazer, com aferição de glicemia e pressão arterial, além da distribuição de mudas. Também será possível cadastrar-se no local para emissão de bilhete único e para uso de vagas especiais de estacionamento.

O projeto Corredor Cultural do Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; tem apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias da Cultura e da Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude). É parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca e da Rede Cuca, e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

Corredor Cultural do Benfica – primeira edição: 23 e 24 de setembro
Horários: das 17h às 21h (sábado) e das 7h às 13h (domingo)
Informações e programação: corredorculturalbenfica.com

Fonte: Comissão Organizadora do Corredor Cultural do Benfica – fones: 85 3276 2525 e 99698 6665 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.