Banda Sinfônica da UFC realiza duas apresentações em Crateús neste fim de semana

Imagem: Banda Sinfônica da UFC (Foto: divulgação)A Banda Sinfônica da Universidade Federal do Ceará, projeto vinculado à Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), fará, na sexta-feira (22) e no sábado (23), duas apresentações no município de Crateús. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

A primeira apresentação, no dia 22, será realizada na Praça da Matriz. De acordo com o maestro e coordenador da Banda Sinfônica da UFC Fortaleza, Prof. Filipe Ximenes, a banda levará ao público, nesta ocasião, repertório de música clássica e também de músicas brasileiras, como choro, bossa-nova e ritmos nordestinos. O evento conta com a parceria do Campus Crateús do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que disponibilizou a estrutura física para a apresentação.

Já no sábado (23), a banda realizará um concerto didático no auditório do IFCE-Crateús. O objetivo é aproximar o público do contexto da Banda Sinfônica da UFC, para que compreenda o campo histórico das bandas de música, o repertório, a função de cada instrumento e o papel do maestro diante do grupo musical. A apresentação e o concerto didático têm como mentor o Prof. Filipe Ximenes.

Formada em 2015, a Banda Sinfônica da UFC tem atualmente 50 integrantes. Já levou seu repertório a vários locais do Estado, com apresentações em aberturas de eventos da própria UFC, festivais de música, exibições em espaços como a praça central do município de Guaramiranga e o Hospital Sarah Kubitschek, em Fortaleza, além de eventos em escolas, buscando cumprir seu papel social, educacional e de difusão musical.

Fonte: Prof. Filipe Ximenes, regente da Banda Sinfônica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.