Meio ambiente e sustentabilidade são tônicas da instalação do Comitê de Gestão Ambiental

Imagem: Reunião ocorreu no gabinete do Reitor (Foto: Viktor Braga/UFC)Na tarde dessa terça-feira (19), o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, presidiu a reunião de instalação do Comitê de Gestão Ambiental da Universidade, no Gabinete do Reitor.

A proposta do recém-criado comitê é desenhar as políticas de meio ambiente e sustentabilidade da Instituição por meio dos planos executivos anuais e diretrizes técnicas para orientar o trabalho de diversos órgãos administrativos, como a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental. Além de planejar as ações específicas desse segmento, o comitê será responsável por acompanhar e avaliar os rumos das políticas ambientais desenvolvidas na UFC.

Durante o encontro, os membros do comitê falaram sobre o desafio de, a médio e longo prazo, implementar na Universidade a cultura da sustentabilidade e a política ambiental.

Os presentes trocaram experiências de boas práticas de gestão do meio ambiente, ressaltando a recente criação dos cursos de graduação em Economia Ecológica e Gestão de Políticas Públicas, ambos do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Estando ligado a uma área transversal por natureza, o universo de atuação do comitê é composto por um amplo leque de temas: água, energia, coleta seletiva, arborização, conservação de áreas verdes e educação ambiental.

O vice-reitor destacou o atual momento de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao próximo quinquênio, 2018-2022, documento em que a sustentabilidade é um dos princípios norteadores, ao lado de inovação tecnológica e internacionalização.

Até o fim de 2017, os membros do Comitê de Gestão Ambiental ficarão encarregados de produzir a minuta do Plano de Desenvolvimento Ambiental (PDA), a ser aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) e incorporada ao próprio PDI.

Estiveram presentes a pró-reitora adjunta de Graduação da UFC, Profª Simone Sá Borges, coordenadora do novo Comitê de Gestão Ambiental; o pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Albuquerque; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Profª Sônia Pinheiro de Oliveira; a diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Profª Ozilea Bezerra Menezes; o prefeito especial de Gestão Ambiental, Carlos Henrique Ximenes; o diretor de Educação Ambiental da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, Geovany Torres; o docente do Departamento de Fitotecnia Prof. Marcos Esmeraldo; o estudante Gabriel Lima de Aguiar, do Curso de Ciências Biológicas; e o Prof. Waldir Mantovani, docente visitante do Departamento de Biologia.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307