Olimpíada da Sustentabilidade acontecerá na FEAAC e no Campus de Crateús

Imagem: Cartaz da Olimpíada da SustentabilidadeEstimular, na comunidade universitária, a participação em ações que contribuam para minimizar os impactos ambientais decorrentes das atividades rotineiras desenvolvidas na Universidade Federal do Ceará e para aumentar o entendimento das questões socioambientais mais urgentes. Esses são os objetivos da Olimpíada da Sustentabilidade, desenvolvida pela Divisão de Educação Ambiental (DEA) da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-Infra), que acontecerá nesta e na próxima semana na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), em Fortaleza, e no Campus da UFC em Crateús.

Nesta quinta (21), às 18h, e sexta-feira (22), às 9h, a Olimpíada será realizada nos pátios dos anexos II e III da FEAAC, respectivamente. Na próxima semana, nos dias 28 e 29 de setembro, será a vez do Campus da UFC em Crateús ser contemplado, durante a I Semana do Meio Ambiente.

As unidades acadêmicas serão visitadas pela DEA e a comunidade poderá participar de jogos interativos que abordam temas de gestão ambiental. A ideia é que as Olimpíadas continuem até todas as unidades acadêmicas e departamentos da UFC serem contemplados.

A partir de jogos que abordam temas da gestão ambiental, como energia, resíduos, água, dengue, fauna, flora, entre outros, estudantes de graduação e pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos e visitantes da UFC são convidados a se engajar em projetos desenvolvidos pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC-Infra ou em projetos criados no próprio ambiente de trabalho.

A agenda de visitas incluirá faculdades, institutos, pró-reitorias, unidades acadêmicas, departamentos e os campi da UFC no interior do Estado. Ao fim da Olimpíada, será eleita uma dupla campeã por setor visitado, que receberá premiação simbólica. Os interessados devem formar duplas e participar nos dias e horários agendados, com inscrições realizadas no momento dos jogos.

CRATEÚS – No Campus da UFC em Crateús, a primeira edição da Semana do Meio Ambiente ocorrerá de 28 a 30 de setembro, discutindo sobre a escassez de água para reavivar o debate acerca da relação humana com o ecossistema no agreste do interior dos Inhamuns.

Dentre outras atividades, a programação oferece minicursos e visita a alguns pontos históricos do início do vale do rio Poti. As inscrições para as atividades podem ser feitas no site do evento.

Fonte: Geovany Torres, diretor de Educação Ambiental da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC-Infra – fone: 85 3366 9543 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.