Evento Mestres de Casa discutirá quarta-feira (27) a democracia em José Saramago

Imagem: Logomarca do projeto Encontros Literários"A democracia negada pelo comunista José Saramago". O título impactante será tema da palestra do Prof. Leite Júnior, do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, às 18h desta quarta-feira (27), no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica). A atividade, aberta ao público, integra o evento Mestres de Casa, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos.

José Carlos Siqueira, outro professor convidado para a mesa de debate, questionará as ideias relacionadas à temática da palestra e incentivará a participação dos presentes. O evento contempla duas horas de atividades, com entrega de certificados ao final.

O Mestres de Casa oferece espaço para que professores da UFC e de outras universidades de Fortaleza e arredores apresentem suas pesquisas e o desenvolvimento de seu pensamento nas áreas da literatura, cultura e das humanidades em geral.

Os interessados podem se inscrever para as 80 vagas até as 17h de quarta-feira (27), por formulário eletrônico. Mais informações estão no site do projeto e na página no Facebook.

PALESTRANTES – O Prof. Leite Júnior é do Departamento de Literatura da UFC, pesquisador de semiótica literária, autor de O pictórico em Luzia-Homem (Prêmio Ceará de Literatura de 1993), Domingos Olímpio (biografia) e O pictórico na poesia de Cabo Verde: dos claridosos a Kiki Lima. Leite Júnior é pós-doutor pela USP, sob supervisão do Prof. Benjamin Abdala Jr., tendo desenvolvido a pesquisa "Imagem, imaginação e esclarecimento em Saramago: pregação aos que não creem no que veem e creem no que não veem".

José Carlos Siqueira é professor de Literatura Portuguesa da UFC, tem pós-doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com a pesquisa "Fradique e as Lendas de Santos: experimentação e crítica no último Eça de Queirós".

Fonte: Pedro Henrique, bolsista do projeto Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.