Infância e velhice serão debatidos quinta-feira (28) em painel no auditório da Reitoria

Imagem: Entre os assuntos que serão abordados pelos convidados estão aspectos do desenvolvimento recente da denominada "ciência básica da pediatria" (Imagem: Divulgação)"Os extremos da vida: infância e velhice" é o tema do painel que o Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará promove nesta quinta-feira (28), das 10h às 12h, no auditório da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853, Benfica).

Os painelistas convidados são o vice-diretor do CEA e coordenador técnico-científico do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Prof. Álvaro Madeiro Leite; e a pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autora do livro A Reinvenção da Velhice, Profª Guita Grin Debert.

O Prof. Álvaro Leite também é doutor em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor titular da Faculdade de Medicina da UFC.

Já a Profª Guita Debert tem estudos de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA) e, atualmente, é professora titular do Departamento de Antropologia da Unicamp.

Entre os assuntos que serão abordados pelos convidados estão aspectos do desenvolvimento recente da denominada "ciência básica da pediatria"; os desafios que se interpõem à infância no contexto atual do País, em particular aqueles relacionados à formação da moralidade individual e coletiva, bem como da cultura de paz; os novos significados que o envelhecimento assume no mundo contemporâneo.

Esse será o quarto encontro de uma série de conferências multidisciplinares denominada Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte, realizada desde junho pelo CEA. O painel é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral. Os interessados devem realizar inscrição por meio de formulário eletrônico.

Fonte: Alexandre Silva, do Colégio de Estudos Avançados (CEA/Eideia) – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.