UFC coordena oficina de reorganização da rede de saúde mental no Interior do Ceará

Imagem: A oficina foi coordenada pela UFC, em parceria com o Município de Aracati (Foto: divulgação)A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições tutoras do Programa Mais Médicos (PMM), do Ministério da Saúde. Na última semana, a equipe de tutoria e supervisão do Mais Médicos da unidade UFC-Fortaleza organizou, para participantes do Programa e outros profissionais de saúde, a Oficina de Reorganização da Rede de Atenção Psicossocial da macrorregião de Aracati.

O objetivo da oficina foi provocar um debate sobre o funcionamento da rede de saúde mental dessa macrorregião, em especial nos municípios de Fortim, Aracati, Icapuí e Itaiçaba. Trabalhar fluxos organizacionais, pensar formas de otimizar o atendimento a pacientes, discutir padronização de processos e fazer com que as unidades de atenção psicossocial "conversem entre si" foram alguns dos pontos da oficina.

Imagem: O encontro ocorreu no dia 21 de setembro (Foto: divulgação)Ao todo, participaram 84 profissionais de saúde. Além daqueles vinculados ao Programa Mais Médicos, houve participantes ligados à Estratégia Saúde da Família (ESF), aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ao Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), à Residência Integrada de Saúde (RIS) e à Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).

Os médicos foram orientados a analisar a demanda de saúde mental de suas unidades de saúde e identificar os pacientes acompanhados cronicamente por transtornos mentais ou uso de psicotrópicos. Também foram discutidas linhas de cuidados para pacientes com síndromes ansiosas, depressivas, psicóticas, maniatiformes e outros transtornos, bem como pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas.

Além de dar apoio aos médicos no aprimoramento de sua prática clínica, a oficina pôde dar suporte aos municípios na construção e implementação de políticas públicas. Segundo a Profª Magda Porto, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, um benefício não esperado foi a proatividade dos médicos do PMM na formulação dessas políticas, liderando os grupos de trabalho.

Segundo a Profª Magda, outros encontros deverão ser programados para que a discussão seja consolidada. Todo o trabalho foi feito em parceria com o município de Aracati no último dia 21 de setembro.

Fonte: Profª Magda Porto, do Departamento de Medicina Comunitária da UFC – fone: 85 3366 8044