Procurar no portal

Corredor Cultural do Benfica encanta população com sua primeira edição

Imagem: O mestre da guitarrada Aldo Sena encerrou a programação de sábado na Concha Acústica (Foto: Jr. Panela/UFC)A tarde caía avermelhada no boêmio e histórico bairro do Benfica quando o som de música clássica ganhava o espaço da Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará, encantando os presentes e tornando o crepúsculo ainda mais bonito. Era a Camerata de Cordas da UFC, que abria a programação de um projeto sonhado há cerca de 20 anos e que, no último sábado (23), tornava-se realidade: o Corredor Cultural.

Imagem: A estudante de fisioterapia Waléria GomesA estudante de fisioterapia Waléria Gomes, 26 anos, estava concentrada e gravava, com seu celular, quase todas as peças musicais apresentadas pela atração. É porque seu irmão e seu namorado estavam lá no palco, compondo a Camerata. "Sempre acompanho os concertos, gosto muito de música clássica. E é muito bom ver a Camerata fazer parte desta iniciativa. E cultura não é só música clássica: aqui estão sendo apresentados vários estilos musicais, e isso é muito bom", avalia a estudante.

Quando a noite chegou, uma multidão que já se formava na Concha se levantou dos bancos e dançou ao som eclético do grupo musical da Rede Cuca, se juntou aos brincantes do Maracatu Solar e mexeu o esqueleto com o forró antigo e a guitarrada trazidos pelo paraense Aldo Sena.

Veja outras imagens da noite de sábado (23) no Flickr da UFC

Imagem: Gabriela, Lídia, Herbster, Camilo e Gabriel foram juntos conferir o Corredor Cultural do Benfica (Foto: Jr. Panela/UFC)Gabriela, Lídia, Herbster, Camilo e Gabriel, todos estudantes, formaram um grupo e foram juntos conferir, no sábado, a primeira edição do Corredor Cultural do Benfica. "A gente veio pra ver tudo. A gente gosta de música e, juntando com este bairro, que amamos, ao qual temos uma relação afetiva, fica tudo maravilhoso", conta Gabriela. Lídia destacou o fato de a Concha Acústica ser uma equipamento de acesso facilitado pelo transporte público e Camilo afirmou que a Universidade está, através deste evento, cumprindo com um dos seus papéis junto à sociedade: "A UFC tem que fazer isso, trazer a cultura para o ambiente acadêmico e abrir as portas para a comunidade. Este é um projeto para todas as classes e todas as idades. E quem não gosta de um 0800, não é mesmo?".

Paulo Mamede, um dos idealizadores do projeto, subiu ao palco para comemorar a concretização do evento e agradecer à Prefeitura de Fortaleza "por ter abraçado a ideia do corredor e entrado como parceira". O vice-reitor da UFC no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, destacou a atuação de Mamede em resgatar esse projeto. "Quando estivermos na 40ª edição, iremos lembrar que foi o Paulo Mamede que tornou isso possível", agradeceu.

Imagem: Corredor Cultural do Benfica foi aberto oficialmente no sábado (23) (Foto: Jr. Panela/UFC)"O Benfica tem vários equipamentos culturais da UFC, além de bares, cafés, entre outros, e a gente quer acordar esses equipamentos. Se a gente não acordá-los, tem um grande trator urbano que vai destruí-los. O que a gente quer é que o Benfica seja para além de um corredor de trânsito, que seja um corredor cultural. O corredor vem para dizer que Fortaleza agora tem um espaço alternativo para fazer essa resistência contra a urbanização desenfreada. Se a gente não resiste a gente fecha, se esconde", defende Custódio.

Para o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, também presente à abertura, o Benfica é um território de conhecimento e de criatividade: "E o Corredor Cultural está abrindo uma caminhada muito importante para o direito à cidade e à cultura", ressaltou.

Imagem: A gerente de projetos Lílian Costa curtiu o domingo com a família (Foto: Ribamar Neto/UFC)DOMINGO – A gerente de projetos Lílian Costa, 32 anos, já tem o hábito de acordar cedo aos domingos e passear de bicicleta com o marido e a filhinha de um ano de idade pelas ciclofaixas de lazer. Com o Corredor Cultural do Benfica, a ciclofaixa foi instalada pela Prefeitura pela primeira vez no bairro, e ela não teve dúvida de onde seria seu passeio dominical: "Eu fiquei sabendo do evento e da ciclofaixa pelos jornais e vim pra cá. Acho muito interessante a realização deste evento aqui, porque o Benfica é um bairro com várias áreas de lazer, então isso tem que ser aproveitado mesmo. Com certeza, virei todos os meses", afirma.

No segundo dia do Corredor Cultural, a população teve acesso a uma série de atividades, que iam desde apresentações musicais e artísticas, a oficinas, feirinha de artesanato, exibição de audiovisual, além de serviços ao cidadão, como cadastro no Bilhete Único de transporte municipal e aferição de glicemia e pressão arterial.

Confira outras imagens do domingo (24) no Flickr da UFCImagem: O escritor e ilustrador Halen Sampaio (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O escritor e ilustrador Halen Sampaio aproveitou os shows de sábado na Concha Acústica e ainda encontrou disposição para acordar cedo no domingo e participar da oficina de flipbook ofertada durante o evento. "Tudo que envolve papel eu gosto. Achei a oficina interessantíssima, porque deu para aprender como funciona essa técnica. Eu queria ter feito várias oficinas", diz.

Imagem: A professora Odélia Cezario era uma das mais animadas no Corredor (Foto: Ribamar Neto/UFC)A professora Odélia Cezario era uma das mais animadas no Corredor. Estava dançando ao som do chorinho, que foi levado ao estacionamento da Rádio Universitária com a apresentação ao vivo do programa Brasileirinho. "Como eu sou ouvinte cativa da Rádio, soube do Corredor por ela e tentei chegar cedo para participar de toda essa gama de atividades. Hoje, inclusive, eu conheci o Museu de Arte da UFC, onde nunca tinha ido. Confesso que fiquei tão emocionada que fui às lágrimas com a exposição de Descartes Gadelha. As pessoas precisam conhecer".

O próprio artista esteve no museu durante o evento e conversou com os presentes sobre sua obra. "Eu conheço todo o Brasil, mas nunca vi um trabalho dessa dimensão. Aqui se está vivendo e participando da cultura na sua essência. Aqui, temos todas as expressões de cultura em um só lugar", destacou Descartes Gadelha.

Imagem: O artista Descartes Gadelha foi até o Museu de Arte da UFC e conversou com o público que foi conferir sua obra (Foto: Ribamar Neto/UFC)O projeto Corredor Cultural do Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; tem apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias da Cultura e da Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude). É parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca e da Rede Cuca, e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

PRÓXIMAS EDIÇÕES – As próximas edições do evento serão nos dias 21 e 22 de outubro, 11 e 12 de novembro e 16 e 17 de dezembro.

Fonte: Comissão Organizadora do Corredor Cultural do Benfica – fones: 85 3276 2525 e 99698 6665 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300