Sociedade de Debates da Faculdade de Direito é a melhor do Brasil pelo quarto ano consecutivo

Imagem: Membros da Sociedade de Debates da UFCMembros da Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará (SdD UFC), projeto de extensão criado por iniciativa de alunos da Faculdade de Direito, foram agraciados com o prêmio de Melhor Sociedade de Debates pelo quarto ano consecutivo, no IV Campeonato Brasileiro de Debates, realizado no início de setembro na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A edição de 2017 contou com 44 duplas, das quais seis representaram a Sociedade de Debates da UFC, iniciativa especializada na prática de debates competitivos e pioneira na modalidade no País: Sophie Poch e Matheus Casimiro; Pedro Ângelo e Caio Alcântara; Júlia Sampaio e João Lucas; Gabriel Valentim e Tiago Queiroz; Daniel Rocha e Pablo Lourenço; e Damares Halley e Pedro Lima. Também estiveram presentes, como adjudicadores: Arthur Cabral, Leonardo Santiago, Lorena Almeida e Nadja Nogueira.

No modelo utilizado pelo Campeonato Brasileiro de Debates a competição apresenta uma moção e quatro duplas participam de sua discussão: duas defendendo a proposição e duas opondo-se a ela. Os temas dos debates são divulgados previamente, mas a redação da moção e as posições a serem defendidas são divulgadas apenas minutos antes do início de cada rodada. Ao final de cada debate, vence a dupla que apresentar melhor construção argumentativa, acompanhada de boa oratória.

A delegação da SdD UFC avançou para as quartas-de-final, que eram compostas por apenas 16 duplas. O bom desempenho de todas as duplas da Universidade foi o fator decisivo para render pela quarta vez o prêmio de Melhor Sociedade de Debates, que elege a Sociedade com a maior média geral de pontos, considerando todas as duplas da delegação.

Como no ano passado, duas duplas representaram a SdD UFC na grande final: Pedro Ângelo e Caio Alcântara e Sophie Poch e Matheus Casimiro, que debateram a moção "Esta Casa defende a renúncia do presidente Michel Temer".

Os três melhores debatedores também continuam sendo nossos: Caio Alcântara e Sophie Poch ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já Matheus Casimiro ganhou pelo segundo ano consecutivo o prêmio de Melhor Debatedor do Brasil.

Fonte: Secretaria da Diretoria da Faculdade de Direito da UFC – fone: 85 3366 7834