Arte na microscopia, combate à tuberculose e mapas afetivos são destaques na Agência UFC

Imagem: Imagem obtida por microscopia eletrônica de varredura da liberação de esporos de Rhizopus sp, o bolor preto do pão, ampliada 2 mil vezes (Imagem: Vandbergue Santos Pereira; Ana Raquel Colares de Andrade e Rossana de Aguiar Cordeiro)A Agência UFC de Notícias destaca, esta semana, as ações de extensão da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada, que se dedica a revelar as belezas e mistérios do universo microscópico para a comunidade, misturando arte, educação e ciência.

O grupo desenvolve forte trabalho com alunos do ensino fundamental e médio da rede pública. Também montou uma exposição com mais de 50 imagens de microscopia, na qual fundem-se arte e ciência. Nelas, cristais de vinho ganham as formas de borboletas psicodélicas e o fêmur de camundongo, de uma praia tranquila. Veja algumas dessas imagens no site da Agência.

A Agência também chama a atenção para a pesquisa que o Laboratório de Bioinorgânica da UFC tem desenvolvido com os compostos essenciais de combate à tuberculose, doença que ainda afeta 10 milhões de pessoas por ano. Os pesquisadores estão desenvolvendo candidatos a fármacos para driblar a resistência das bactérias.

Outro destaque é o estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental, que investiga os mapas afetivos da juventude de baixa renda de Fortaleza. Ficou curioso? Conheça essa pesquisa também acessando o site da Agência.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331