Semana de Agroecologia traz reflexões sobre conhecimento popular, de 4 a 7 de outubro

Imagem: Peter Michael Rosset, professor do Ecosur, ministra palestra na abertura do evento (Foto: divulgação)Estudantes de todos os cursos da Universidade Federal do Ceará poderão participar gratuitamente da I Semana de Agroecologia da UFC. Com o tema "Agroecologia e o conhecimento popular", a Semana é organizada pelo Grupo Agroecológico da UFC (GAUFC) e acontecerá de 4 a 7 de outubro, no auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A programação contempla discussões e debates sobre a temática, entre palestras, mesas-redondas, oficinas e visita técnica. No primeiro dia, às 14h, Peter Michael Rosset, professor do El Colegio de la Frontera Sur (Ecosur) – Unidad San Cristóbal, ministrará a palestra "Metodologia camponês a camponês".

Segundo a comissão organizadora, o intuito da Semana é estimular e dar visibilidade à importância do conhecimento popular em sua integração com os conhecimentos técnico e científico, com o objetivo de fazer a academia refletir sobre a importância desse pensamento para a desconstrução da suposta superioridade de um conhecimento sobre o outro.

Os interessados realizam inscrição por meio de formulário eletrônico. A Pró-Reitoria de Extensão emitirá certificados de participação para os que tiverem ao menos 75% de presença nos espaços do evento. Mais detalhes sobre a programação da Semana estão divulgados na página do GAUFC no Facebook.

A I Semana de Agroecologia da UFC é organizada em parceria com o Centro Acadêmico Dias da Rocha, do curso de Agronomia, a Executiva Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEBIO) e a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB).

Fundado em 1996, o Grupo Agroecológico da UFC desenvolve trabalhos e pesquisas no campo da agroecologia a fim de mostrar seus benefícios ao mundo e disseminar sua prática. Tem por missão estudar e disseminar os fundamentos da agroecologia de forma holística, atuando dentro e fora da Universidade de modo a formar cidadãos conscientes dos pilares da sustentabilidade.

Fonte: Luiza Rayol, integrante do Grupo Agroecológico e da comissão organizadora da I Semana de Agroecologia da UFC – fone: 85 99947 1852