Faced disponibiliza vídeos gratuitos com conteúdo em Atendimento Educacional Especializado

Imagem: O conteúdo dos vídeos pode ser acessado gratuitamente (Imagem: divulgação)Com o objetivo de difundir conhecimentos, o Curso de Especialização em Educação Especial – Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na modalidade a distância, vinculado à Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará, disponibiliza vídeos de formação que realizou em 2010 e 2013 (primeira e segunda edições, respectivamente).

O conteúdo é gratuito e voltado a professores e alunos do curso de Pedagogia da UFC e de outras instituições de ensino superior (IES) brasileiras.

O curso, realizado pela Faced no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem por objetivo formar professores de redes públicas de todo o País para o atendimento educacional especializado. A formação visa favorecer a aprendizagem e a permanência dos alunos de educação especial na escola pública e integra o Projeto Ações e Experiências Criativas e Inovadoras.

O projeto propõe-se a registrar em vídeo ações que retratam a natureza complementar da educação especial, desenvolvidas por professores do Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais, nas salas de aula comum e em ambientes fora da escola, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de AEE.

Os vídeos servirão de subsídio para os professores das Salas de Recursos Multifuncionais nas suas ações no AEE, professores de outras IES e alunos de graduação e pós-graduação que pesquisam, estudam e refletem sobre essa temática.

Além dos vídeos, o curso disponibiliza o livro Políticas de Inclusão Escolar e Estratégias Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado, lançado em 2016, visando subsidiar professores de recursos nas suas ações no AEE nas escolas públicas do País.

HISTÓRICO – A UFC ofereceu, em 2007 e em 2008, Cursos AEE na modalidade a distância, no âmbito da UAB, como uma das áreas de atuação na Educação Especial. Nesse período, foram formados 3.400 professores-cursistas de todas as regiões do País, sendo 1.300 em 2007 e 2.100 em 2008.

Em fevereiro de 2010, passou a oferecer o Curso de Especialização em Educação Especial – Formação Continuada para Professores para o Atendimento Educacional Especializado, capacitando 2.918 professores-cursistas em 521 municípios brasileiros. Em 2013, foram oferecidas 900 vagas, em 36 polos, abrangendo 237 municípios e formando 687 professores-cursistas no final de maio de 2015.

Fonte: Robéria Gomes, secretária do Curso de Especialização em Educação Especial (AEE) da Faculdade de Educação (Faced) – fone: 85 99739 7687