Pesquisa deve focar no social e no desenvolvimento do Ceará, diz reitor em seminário do PDI

Imagem: Na abertura do seminário, o reitor Henry Campos parabenizou a evolução dos cursos de pós-graduação da UFC (Fotos: Jr. Panela/UFC)Dando início à série de encontros para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Ceará referente ao quinquênio 2018-2022, ocorreu nesta terça-feira (3) seminário sobre o eixo Pesquisa, na Casa de José de Alencar. Ao abrir os trabalhos, o reitor Henry Campos falou sobre alguns dos principais desafios para esse segmento nos próximos anos e parabenizou a evolução dos cursos de pós-graduação, especialmente os que conquistaram nota máxima na recente avaliação da Capes.

"Precisamos que se adicione à atividade de pesquisa um olhar a mais, um olhar social e de desenvolvimento do Estado do Ceará", disse o reitor, destacando a assinatura do contrato para a elaboração do Plano Estratégico Ceará 2050 como uma "oportunidade única para a Universidade exercer seu protagonismo".

Veja outras imagens do seminário no Flickr da UFC

Na avaliação do reitor, a pesquisa deve continuar gerando produtos e patentes, e, ao mesmo tempo, desenvolver estudos que resultem em licenciamentos; ter visão empreendedora, como, por exemplo, auxiliar no desenvolvimento de startups, além de estreitar vínculos com os cursos de graduação, para que a sensibilidade dos estudantes em relação à pesquisa ocorra desde o início de suas trajetórias na Universidade.

Imagem: Seminário ocorre no auditório da Casa de José de Alencar (Foto: Jr. Panela/UFC)O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes, dividiu sua exposição em panorama, autocrítica e reflexões/provocações. Ele destacou o considerável aumento das bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) ocorrido nos últimos anos, mas alertou que essa cultura precisa ser mais fortalecida na UFC, pois vários professores com potencial para serem bolsistas PQ muitas vezes não pleiteiam as bolsas, fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas e para o crescimento da Instituição.

"As bolsas PQ são mais importantes institucionalmente do que individualmente para o pesquisador", afirmou o Prof. Gomes. Ele frisou que as deliberações contidas no PDI serão decisivas para mostrar "para que lado a gente vai" no comparativo da produção de pesquisa entre as principais universidades do País. Por fim, o pró-reitor disse que, mesmo com as dificuldades de recursos, é possível melhorar alguns resultados apenas reconfigurando atitudes e programas, sublinhando a necessidade de a UFC ter cada vez mais conexão com a sociedade.

Em seguida, foram formados oito grupos de trabalho para propor e discutir tópicos relacionados à área de pesquisa. Os seminários do PDI seguem na próxima semana, com o tema Ensino. Veja o cronograma completo.

Imagem: Prof. Antônio Gomes disse que, mesmo com as dificuldades de recursos, é possível melhorar alguns resultados apenas reconfigurando atitudes e programas (Foto: Jr. Panela/UFC)LUTO – Antes do início do evento, foi respeitado um minuto de silêncio pela morte do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prof. Luiz Carlos Cancellier, ocorrida segunda-feira (2). O reitor Henry Campos disse que essa morte enluta toda a universidade brasileira e reflete a gravidade do momento que o País vive. "Ele sofreu uma acusação injusta, que foi profundamente espetacularizada pela mídia; perdemos uma grande figura", lamentou o Prof. Henry. "Precisamos fazer uma reflexão sobre as graves ameaças que pesam sobre a universidade brasileira neste momento", acrescentou.

SAIBA MAIS – O PDI é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição de ensino superior no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver. Sugestões para o Plano também podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ENTREVISTAS – Gestores da UFC responsáveis pelas áreas correspondentes aos eixos centrais do PDI concederão entrevistas ao Programa Casa Aberta, da Rádio Universitária FM, sempre às 16h da sexta-feira anterior a cada evento.

Leia mais: Comunidade universitária pode avaliar e enviar considerações sobre a visão da UFC para 2022

Fonte: Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365