Aprovado novo Calendário Universitário; semestre 2018.1 começa em 22 de fevereiro

Imagem: Sessão do CEPE foi presidida pelo reitor Henry Campos (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na tarde de segunda-feira (2), em reunião realizada na Reitoria, o Calendário Universitário para o ano de 2018. A relatoria da matéria ficou a cargo da pró-reitora adjunta de Graduação, Profª Simone de Sá Borges, que apresentou a proposta para apreciação e voto dos demais conselheiros. A sessão do CEPE foi presidida pelo reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, e contou com representantes da Administração Superior e das demais unidades acadêmicas.

De acordo com o documento aprovado pelo Conselho, o início do semestre 2018.1 está previsto para 22 de fevereiro, após o ciclo de colações de grau em janeiro e o ingresso dos estudantes via Sistema de Seleção Unificada (SISU). Já o período letivo 2018.2 começará em 6 de agosto, simultaneamente, para graduação presencial e a distância, cursos de pós-graduação e Casas de Cultura Estrangeira.

Entre os destaques para o próximo ano estão as formaturas das primeiras turmas dos campi da UFC em Russas (2018.1) e em Crateús (2018.2). A solenidade de colação de grau em Russas está prevista para julho, enquanto a dos concluintes de Crateús deverá ocorrer em janeiro de 2019.

Segundo a Profª Simone de Sá Borges, o desafio do calendário é estabelecer uma base comum para o planejamento de toda a comunidade universitária, tanto para as atividades acadêmicas como pessoais, a exemplo das férias dos professores. "Na organização do calendário, sempre tomamos como base anos anteriores, claro, obedecendo às respectivas nuances de cada ano. O costume é fazer o calendário em agosto e setembro do ano anterior para o ano seguinte, com elaboração das datas principais de início e fim de semestre, contando período de matrícula curricular e institucional, ajuste de matrícula, demanda e oferta", explica.

O Calendário Universitário de 2018 contempla todos os feriados religiosos e cívicos nacionais, bem como estaduais e municipais de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Também integram o calendário datas comemorativas das áreas de conhecimento representadas na UFC e eventos como congressos e semanas de cursos, promovidos pelas 17 unidades acadêmicas da instituição.

MAIS ASSUNTOS – Outros tópicos debatidos ao longo da reunião do CEPE incluíram as diretrizes de normalização de trabalhos acadêmicos (artigos, monografias, dissertações e teses), a partir da mediação da Biblioteca Universitária, bem como a regulamentação da licença-maternidade para alunas dos cursos de pós-graduação da UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9496