Vacina para HPV, transposições e educação ambiental nos destaques da Agência UFC

Imagem: Pesquisadores do Laboratório de Farmacogenética do Centro de Pesquisa Clínica estão mapeando os principais tipos do vírus do HPV (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Agência UFC de Notícias traz como destaque, nesta semana, estudo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) voltado à produção de uma vacina terapêutica para o combate ao papilomavírus humano (HPV), principal causa do câncer de colo de útero. Hoje, apenas a vacina preventiva é distribuída no Brasil, ainda assim incapaz de abranger todos os tipos do vírus.

Pelo menos 13 tipos do HPV identificados pela ciência têm potencial oncogênico, ou seja, podem causar câncer. Na principal vacina, a chamada quadrivalente, apenas quatro tipos do vírus são evitados, deixando os outros casos de infecção descobertos. Veja os detalhes da pesquisa no site da Agência UFC.

Imagem: Algumas correntes acreditam que a transposição do São Francisco não será suficiente para suprir a demanda do Nordeste (Foto: divulgação)Outra matéria traz debate sobre o projeto de transposição do rio Tocantins, tema surgido nos últimos meses no Brasil. Segundo o Prof. Renato Sílvio, da Engenharia Agrícola da UFC, o rio São Francisco não seria capaz de suprir a demanda hídrica do Norte-Nordeste, daí a necessidade de se pensar em novas obras de transposição.

Também há uma reportagem voltada à extensão: trata-se do Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), criado em 1988, que tem levado visitantes ao rio Pacoti. Durante as visitas, são realizadas palestras educativas sobre o meio ambiente e os impactos gerados pelas ações humanas nos ecossistemas. Conheça mais sobre o projeto no site da Agência.

A Agência UFC é um portal de divulgação das atividades de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará, com material livre para replicação por qualquer veículo da imprensa, desde que haja atribuição de crédito. Veja como usar nossas matérias.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331