Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Cresce número de estrangeiros interessados na pós-graduação da UFC

Imagem: Logomarca da OEAUm total de 456 estrangeiros de países da América Latina e Caribe demonstrou interesse em ingressar em uma pós-graduação na Universidade Federal do Ceará pelo Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), iniciativa da Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O número de inscrições para a UFC aumentou em 8,3% em relação à quantidade registrada no ano passado.

No entanto, o aumento mais expressivo se dá no número de bolsas disponibilizadas para a UFC por meio do PAEC. Em 2016, foram apenas 13 de mestrado e 5 de doutorado. Para 2017-2018, estão garantidas 38 bolsas de mestrado e 16 de doutorado, voltadas aos pesquisadores estrangeiros do PAEC.

A notícia foi anunciada pelo reitor Henry Campos na abertura da reunião do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) UFC 2018-2022, na manhã desta terça-feira (10), tendo sido celebrada como indicativo da excelência e prestígio da Universidade na comunidade internacional.

O PAEC oferece bolsas de estudo a pesquisadores que se destacam nos Estados-membros da OEA, para realizar pesquisas de mestrado e doutorado em universidades brasileiras. Na UFC, por exemplo, são contempladas diversas áreas do conhecimento, como saúde, desenvolvimento tecnológico, administração financeira, bioquímica, licenciaturas, economia, direito, física, microbiologia e genética, entre outras, adequadas à realidade e às necessidades da América Latina e do Caribe.

Cada pesquisador inscrito pode indicar até três universidades nas quais tem interesse. Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer) da UFC, Prof. José Soares, nas próximas semanas haverá reuniões entre a Prointer, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e os coordenadores de programas de pós-graduação para definir a quantidade de vagas a serem ofertadas nos cursos da UFC. Após essa etapa, será feita uma seleção baseada no currículo dos candidatos. A decisão final sobre os selecionados e sua distribuição entre as universidades-destino será tomada pelo comitê de seleção do PAEC – do qual o Prof. José Soares é membro – em novembro, em Washington (EUA).

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais – fones: 85 3366 7333 e 3366 7335

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo