Procurar no portal

X Mostra Internacional de Cinema Africano completa 10 anos com homenagens

Imagem: A programação conta com exibição de filmes seguidos de debates e seminário sobre cinema africano (Imagem: divulgação)Em edição comemorativa dos 10 anos de criação, a X Mostra Internacional de Cinema Africano, que será realizada de 16 a 20 de outubro, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades, Benfica), traz o tema "10 anos de história e de cinema em torno de Sotigui Kouyaté e de Moustapha Alassane".

Com entrada gratuita, a iniciativa é uma realização do Departamento de História e do grupo de pesquisa Trabalhadores Livres e Escravos no Ceará: Diferenças e Identidades, ambos da Universidade Federal do Ceará.

A mostra, já consolidada na agenda cultural fortalezense, propõe uma imersão no cinema africano "de ontem e de hoje", permitindo uma conscientização coletiva em torno dos laços históricos e presentes que unem o Brasil e o continente africano.

De acordo com os organizadores, a programação será voltada "para os 10 anos da nossa existência, tendo como foco principal do trabalho de curadoria duas figuras importantes do cinema africano". Os realizadores Sotigui Kouyaté (Mali) e Moustapha Alassane (Niger), que faleceram no intervalo dos últimos 10 anos, serão homenageados na edição 2017 da mostra.

A programação conta com exibição de filmes seguidos de debates e seminário sobre cinema africano, com a participação de 10 especialistas. Esta edição trará ainda uma oficina de produção de curtas de animação. A oficina de 12 horas será ministrada pela Profª Cristina dos Santos Ferreira, especialista em História da África.

A Mostra Internacional de Cinema Africano exibirá filmes de realizadores africanos ou tendo como foco as múltiplas realidades desse continente, debatidos por especialistas no tema, dentro das prerrogativas estabelecidas pela Lei nº 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira.

A parceria estabelecida com a Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro possibilita o acesso a filmes de diversos gêneros, como ficção, documentário e animação, de curta, média e longa duração.

Fonte: Prof. Franck Ribard, coordenador da X Mostra Internacional de Cinema Africano – fone: 85 98688 9060 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300