Procurar no portal

Música, feiras, oficinas e serviços integram 2ª edição do Corredor Cultural Benfica

Imagem: O Corredor tem programação para todos os públicos e faixas etárias (Foto: Ribamar Neto/UFC)Após proporcionar, no mês passado, um fim de semana de arte, cultura e lazer gratuitos na Avenida da Universidade para a população fortalezense, o Corredor Cultural Benfica realiza sua segunda edição nos dias 21 e 22 de outubro.

Idealizado para integrar a população desse e de outros bairros da Capital em uma iniciativa de ocupação dos equipamentos da Universidade Federal do Ceará e de seu entorno, o projeto inicia as atividades na manhã de sábado (21), seguindo até o início da tarde de domingo (22). Outras duas edições estão previstas até o fim deste ano, e a expectativa é consolidar o evento para que ocorra mensalmente em 2018.

A programação será aberta às 8h30min do sábado (21), quando estarão à disposição das famílias e das crianças dois equipamentos lúdicos: o ônibus do BrincarMóvel – Brinquedoteca Itinerante, estacionado nos jardins da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), e a Brinquedoteca da Faculdade de Educação da UFC (Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica), que promove na ocasião a terceira edição do evento Brincar para Crescer.

Na estrutura de ambos, os participantes terão acesso a jogos e brinquedos de diferentes propostas e origens, além de atividades como pintura facial, teatrinho, oficina de origami, parque sonoro, contação de histórias e apresentações musicais. Tudo sob a supervisão de monitores dos cursos de Educação Física e Pedagogia da UFC, preparados para dar todo o suporte aos pequenos.

No domingo (22), o espaço infantil segue aberto, porém contando apenas com o BrincarMóvel, na Reitoria, e com a área destinada a jogos populares e prática de esportes, na Rua Paulino Nogueira.

Imagem: Shows costumam lotar os palcos do evento (Foto: Jr. Panela/UFC)MÚSICA – No fim da tarde de sábado (21), a programação musical será iniciada às 17h, na Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), com concerto da Banda Sinfônica da UFC. Projeto vinculado ao Curso de Música (Fortaleza) que conta com alunos desse curso e de outros projetos da Secretaria de Cultura Artística da Universidade, o grupo tem repertório eclético e apresenta peças de estilo variado, do erudito ao popular, que contemplam uma formação artística bastante plural.

Em seguida, a Concha Acústica recebe a final do Festival de Música da Juventude de Fortaleza, promovido pela Coordenadoria da Juventude do Município em parceria com a Rede Cuca. Seis artistas e bandas autorais disputam o título. Para conferir os finalistas, basta acessar a programação geral.

Fecha a noite a jovem voz do samba cearense Marcos Lessa. Descoberto pela mostra de bandas universitárias do Festival UFC de Cultura e revelado para o grande público na edição 2013 do programa The Voice Brasil, o cantor lançou em março deste ano seu primeiro disco autoral, Sal, que também virou DVD. 

No Corredor Cultural Benfica, promete tanto apresentar ao público os singles do novo disco – como a tocante “Moa”, que faz parte da trilha sonora da novela da Rede Globo “Força do Querer” – quanto revisitar os álbuns anteriores como Entre o Mar e o Sertão. Isso, é claro, sem abandonar as bem executadas homenagens a Emílio Santiago, Gonzaguinha, Wilson Simonal e ao conterrâneo Belchior.

No domingo (22), às 9h, o palco montado na Av. da Universidade recebe o Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA). O coro cênico apresenta no Corredor Cultural o espetáculo , com repertório dedicado a canções sobre a diversidade religiosa do Brasil. Das 10h às 12h, o choro e o samba pedem passagem no estacionamento da Rádio Universitária FM (Av. da Universidade, 2910). É quando começa a programação do Espaço Brasileirinho, uma promoção do programa homônimo da emissora, em que artistas convidados apresentarão ao vivo amostras do choro instrumental e cantado.

Imagem: O domingo será reservado para quem quer colocar o corpo em movimento (Foto: Ribamar Neto/UFC)DANÇA E IOGA – No domingo, o público será convidado a colocar o corpo em movimento logo cedo, às 8h, com o aulão de zumba e ritmos ofertados pela equipe da Rede Cuca. Leia mais.

CIRCO, TEATRO E POESIA – A partir das 8h30min do domingo (22). E o picadeiro será o jardim da Reitoria. Leia mais.

AUDIOVISUAL – Na noite de sábado (21), às 18h30min, o grupo #ir!@Projt'ares Audiovisuais realiza intervenção nas torres do prédio da Reitoria. Já no domingo (22), das 10h às 12h, o auditório do prédio histórico sediará novamente o espaço dedicado à sétima arte na programação do Corredor Cultural. Leia mais.

OFICINAS – Cinco oficinas serão ofertadas na manhã de domingo (22): Brincando de Fazer Notícia – Jornalismo e Cidadania (8h30min), Quadrinhos (9h30min), Artesanato em Nó (9h), Grafitti (10h) e Pífano (9h). As duas primeiras serão realizadas no Departamento de Arquitetura; a terceira e a quarta, nos jardins da Reitoria; e a última, no estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica). As inscrições poderão ser feitas no horário e local das formações, sendo preenchidas as vagas por ordem de chegada.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Na manhã do dia 22, na Av. da Universidade, a Feira Agroecológica do Benfica realizará uma edição especial, com variedade de frutas, legumes, hortaliças e derivados orgânicos. Os amantes dos livros encontrarão expositores de diversas livrarias. Leia mais.

SERVIÇOS PARA O CIDADÃO – O público presente ao evento terá acesso novamente a diversos serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na manhã de domingo (22), será montado posto de atendimento da Ciclofaixa de Lazer, com aferição de glicemia e pressão arterial, além da distribuição de mudas. Também será possível cadastrar-se no local para emissão de Bilhete Único.

O projeto Corredor Cultural Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; tem apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias da Cultura e da Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude); é parceiro da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, da Casa de José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Rádio Universitária FM, do projeto BrincarMóvel – Brinquedoteca Itinerante, do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte, da Rede Cuca e do Shopping Benfica; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

SERVIÇO
Corredor Cultural do Benfica – segunda edição: 21 e 22 de outubro de 2017
Horários: 8h30min a 22h (sábado);  8h a 13h (domingo)
Informações e programação: corredorculturalbenfica.com

Fonte: Assessoria de imprensa do Corredor Cultural do Benfica – fones: 85 3366 7319 e 99905 0020 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300