Nota de Esclarecimento da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFC

A Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFC vem a público informar que, segundo informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), gestora do Sistema UAB, os pagamentos das bolsas de tutores e professores referentes aos meses de setembro e outubro de 2017 nos cursos de graduação a distância da UFC serão efetuados (retroativamente) no início do mês de dezembro de 2017, juntamente com o pagamento do mês de novembro.

Desde o dia 26/09/2017, quando a Capes iniciou um processo de atualização de saldos em seu sistema de bolsas, as universidades brasileiras viveram dias de expectativas quanto ao retorno da normalidade das cotas. Assim como outras universidades, a UFC buscou informações sobre o andamento deste processo. No entanto, só no dia 11/10/2017, data do envio do lote de setembro, é que conseguimos um indicativo de que a ausência das cotas poderia se dar pela não alimentação no sistema de algumas informações sobre o início do semestre 2017.2. Nesse mesmo contato, feito diretamente com o Coordenador Geral de Bolsas na Capes, foi indicado que, uma vez atualizada esta informação (fato realizado pela Coordenação UAB-UFC no mesmo dia 11/10/2017), poderíamos aproveitar o lote que seria disponibilizado nesta semana (relativo a outubro). Assim, em novembro, teríamos a normalização com o pagamento retroativo em folha complementar de setembro e a folha principal de outubro.

Ao voltarmos o contato com a Capes, soubemos que o seu Coordenador Geral de Bolsas entrou em período de férias. A equipe de bolsas da Capes informou que o processo de integração entre o sistema de bolsas (SGB) e o sistema acadêmico (SISUAB) não está funcionando como deveria, demandando uma atuação manual e, para nosso infortúnio, o único servidor habilitado a operar a atualização dos saldos no sistema é seu Coordenador Geral que está de férias. Portanto, a equipe de bolsas da Capes nos informou que a alteração das cotas só se dará quando do retorno de seu Coordenador ao trabalho, no início do mês de novembro.

A Coordenação da UAB-UFC lamenta pelo atraso nos pagamentos e pede desculpas aos colaboradores afetados. E informa que todos os esforços estão sendo empreendidos para que esta situação não volte a se repetir, e que o caso em pauta seja resolvido o mais rapidamente possível.

A Coordenação do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UFC