Procurar no portal

Seminário do PDI discute mais integração das atividades de extensão para os próximos cinco anos

Imagem: Reitor Henry Campos: "A Extensão é a nossa sala de visita, é o nosso canal de comunicação com a sociedade." (Foto: Jr. Panela/UFC)"Extensão – Engajamento Social" foi o tema apresentado na manhã desta terça-feira (17) pela pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará, Profª Márcia Machado, na abertura do terceiro seminário para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC para o quinquênio 2018-2022. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), prosseguiu até as 16h na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana).

Visando subsidiar os debates dos seis grupos de trabalho para formação de propostas relativas ao eixo "Extensão – Engajamento Social", a pró-reitora Márcia Machado apresentou dados que demonstram o quanto a Extensão da UFC já tem atuado não somente promovendo diretamente suas atividades extensionistas para a população, como colaborando na formulação de políticas públicas no Estado e no município de Fortaleza. A intenção é ampliar e melhorar essa atuação.

Atualmente, a Pró-Reitoria de Extensão tem 920 projetos ativos, destes 340 são novos, cadastrados este ano. Para melhor mapear as ações, a pró-reitora mostrou dados da pesquisa de georreferenciamento, ainda em curso em 2017, que registra a realização de 514 ações extensionistas em Fortaleza, beneficiando 52 bairros da Capital, o equivalente a 44% do total. No Estado do Ceará, 37 municípios recebem diretamente uma ou mais atividade de extensão. A atuação da Pró-Reitoria chega também a sete estados brasileiros e ao Distrito Federal. Além disso, no exterior quatro países são contemplados com atividades de extensão da UFC.

Veja outras imagens do seminário desta terça-feira (17) no Flickr da UFC

Ver como esses projetos podem dialogar mais entre si, potencializar as ações no Interior, impactando os municípios do entorno daqueles onde a UFC tem campi, e promover uma escuta maior da comunidade externa são metas na área da extensão que a pró-reitora considera que possam integrar o PDI.

A chamada curricularização da extensão foi outro ponto destacado pela pró-reitora. "A Universidade tem buscado trabalhar dentro do modelo que é preconizado pelo Ministério da Educação, que é uma integração da extensão com a pesquisa e com a graduação", enfatizou. Como proposta, ela sugeriu que "no contexto da UFC, as atividades de extensão a serem inseridas no currículo de graduação deverão corresponder a, no mínimo, 10%, e a, no máximo, 15% da carga horária total do curso de graduação."

Além disso, é almejada, segundo ela, a transdisciplinaridade. A pró-reitora explicou que nos novos editais de bolsas, há determinação de o estudante visitar ao menos dois projetos de extensão que não pertençam à sua área de estudo. Os resultados já se mostram positivos, inclusive com elogios por parte dos alunos.

Para a Profª Márcia Machado, iniciativas como o Conhecendo a Extensão da UFC – que promove visitas guiadas a diversos projetos da Instituição – ajudam a dar visibilidade à atuação extensionista tanto para o público interno como para o externo. Em um outro campo, mais acadêmico, o desempenho da Revista da Extensão – incluída entre as nove melhores de um total de 44 periódicos de extensão do País – demonstra a importância dessa área da UFC.

Imagem: Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão, e Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI (Foto: Jr. Panela/UFC)Ao fim da apresentação, a pró-reitoria falou sobre os seis grupos de trabalho que até o final da tarde vão discutir questões que serão incorporadas ao PDI. No eixo "Extensão – Engajamento Social" os temas dos GTs são: Estágios e Empresas Juniores; Curricularização e formação discente; Gestão, sustentabilidade das ações, avaliação e visibilidade da extensão; Empreendedorismo e Inovação; Interiorização, internacionalização e parcerias; e Envolvimento da comunidade, inclusão social, responsabilidade ambiental, esporte, cultura e arte.

ENGAJAMENTO – Em sua fala antes da apresentação da pró-reitora, o reitor Henry Campos ressaltou a importância do tema do seminário desta terça-feira (17). "A Extensão é a nossa sala de visita, é o nosso canal de comunicação com a sociedade. Todo mundo tem consciência do quanto a Universidade tem sido procurada pela sociedade, pelos órgãos de Governo para fazer parcerias", disse. "Esse tema é profundamente ligado à questão do compromisso social, do engajamento, que é um dos eixos orientadores do nosso PDI", acrescentou.

Para ele, a extensão é fundamental na formação dos alunos. "Acho que sem essa visão de mundo que a extensão proporciona, nós jamais formaremos os estudantes na melhor perspectiva de vida, com a melhor visão de realidade. É impossível a gente ter projetos e currículos contemporâneos se a gente não fizer e não habituar o nosso estudante com o mundo real lá fora", acentuou.

O Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI, conclamou a comunidade universitária a colaborar com a construção do Plano e lembrou que o material relativo ao PDI encontra-se no site da Proplad. "Aquela pessoa que ainda não teve oportunidade para vir a uma reunião e quer se inteirar pode acessar."

Além disso, as apresentações de abertura dos seminários são transmitidas por videoconferência pelo Instituto UFC Virtual e os vídeos ficam disponibilizados no canal do UFC Virtual.

SAIBA MAIS – PDI é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição de ensino superior no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver.

Toda a comunidade universitária é convidada a participar da construção do Plano, seja por meio da participação nos seminários, seja enviando sugestões para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os próximos encontros agendados serão nas seguintes datas:

Dia       Tema
24/10 – Cultura artística / Esporte
31/10 – Infraestrutura
14/11 – Pessoas (servidores)
21/11 – Pessoas (estudantes)
28/11 – Gestão

Fontes: Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7467; Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300