Procurar no portal

Festa e emoção em mais um evento comemorativo dos 10 anos do Campus de Quixadá

Imagem: Comemoração contou com 10 bolos de aniversário, representando uma década de inauguração do campus (Foro: Ribamar Neto/UFC)Para ilustrar a mudança que o acesso à universidade pode fazer na vida de uma pessoa, o Prof. Davi Romero, diretor do Campus de Quixadá, contou uma história que emocionou a plateia, nesta quarta-feira (18), no auditório lotado para mais um evento comemorativo dos 10 anos do campus.

Era a história de um jovem, filho de agricultores, que, um dia, entrou no campus – ainda na fase inicial da unidade – querendo saber o que era aquilo, como funcionava e como poderia fazer para estudar ali. Os professores explicaram e, vendo o grande interesse do garoto, conseguiram livros para ele. Assim, Francisco Gleyson da Silva Gomes começou a estudar em casa, mas ele morava longe do campus. "Logo vimos que era preciso trazê-lo para cá e criar uma rotina para que ele estudasse com o auxílio dos nossos alunos", relembrou o Prof. Davi, ao contar a história com olhos marejados e voz embargada.

E assim foi improvisado um espaço no campus, onde Gleyson estudava para o então vestibular com um afinco que chamava a atenção dos que ali trabalhavam. Na primeira tentativa, ele não conseguiu entrar, mas perseverou e continuou estudando. Da segunda vez, veio a vitória, com a tão sonhada aprovação para o Curso de Sistemas de Informação. O abraço cheio de admiração e agradecimento recíproco entre Gleyson e o Prof. Davi foi aplaudido com entusiasmo pelo público presente.

"O campus mudou tudo para mim, porque sou filho de agricultores, vim de uma família humilde, do sertão de Madalena, e pude ter uma formação de qualidade aqui. Depois da formatura, fui dar aula em uma escola de Pacajus. Depois, fui aplicar meus conhecimentos em uma empresa de tecnologia. E, hoje, estou no último semestre do mestrado em Ciências da Computação na Uece (Universidade Estadual do Ceará)", disse Gleyson, acrescentando que é uma grande satisfação poder voltar ao lugar onde sua vida começou a mudar 10 anos atrás e poder ver de perto tudo o que o campus já conquistou.

Veja outras imagens dos 10 anos do Campus de Quixadá no Flickr da UFC

Imagem: O ex-aluno do campus GleysonPRESENTE E FUTURO – O Prof. Davi Romero destacou que o Campus de Quixadá já acumula grandes resultados, refletidos no destaque dos alunos em competições científicas de tecnologia, boas colocações no mercado de trabalho e continuidade acadêmica dos egressos em cursos de pós-graduação. Para os próximos anos, estão entre os principais objetivos o início da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu no próprio campus e a criação de um centro de inovação e empreendedorismo e de um polo de tecnologia, com participação de empresas e instituições de pesquisa. "Desde o início, nosso principal sonho era dar igualdade de oportunidade às pessoas. Essa é uma história que reescreve o destino da população", sintetizou o professor.

RESILIÊNCIA E SUPERAÇÃO – O reitor Henry Campos relembrou as dificuldades e dúvidas que pairavam sobre o campus na época de sua criação. Mas disse que o rápido êxito, mostrado em números e histórias, junto ao impacto que a unidade trouxe à região, mostra que a crença naquela empreitada foi acertada. "O campus veio ao encontro daqueles que ansiavam por ensino superior de qualidade aqui e nas regiões adjacentes. O futuro é de prosperidade para estes rincões agrestes. Viemos para o Sertão Central para participar de sua construção", afirmou o reitor. Em seguida, o Prof. Henry reconheceu o difícil momento pelo qual a universidade pública brasileira passa atualmente, expresso principalmente em cortes e restrições orçamentárias. "Mas somos experientes na arte de sobreviver; somos cearenses", confrontou.

Também compuseram a mesa do evento o ex-reitor da UFC e atual secretário estadual das Cidades, Prof. Jesualdo Farias; a vice-diretora do Campus de Quixadá; Profª Andréia Libório; o prefeito de Quixadá, Ilário Marques; e a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilene Feitosa.

Imagem: Galeria de ex-diretores do Campus de Quixadá foi inaugurada, com a aposição do retrato do Prof. Ciro Nogueira Filho, diretor pro tempore de 2007 a 2011 (Foto: Ribamar Neto/UFC)HOMENAGEM – Seis servidores do Campus de Quixadá que estão completando 10 anos de serviços prestados foram homenageados pela Profª Marilene Feitosa e pelo reitor Henry Campos com a entrega de um Certificado de Gratidão. "É uma honra para a UFC homenagear estes que deram sua contribuição à Universidade e à sociedade", disse a pró-reitora. Davi Romero de Vasconcelos (diretor), Tânia Saraiva de Melo Pinheiro, Francisco Erivelton Fernandes de Aragão, Regis Pires Magalhães, Evalda Rodrigues da Silva de Oliveira e Zarathon Lopes Viana (os dois últimos técnico-administrativos) foram os homenageados. A Profª Tânia Pinheiro não pôde receber a homenagem pessoalmente porque, pela sua reconhecida trajetória acadêmica, estava em Brasília participando do evento Fórum RNP, onde recebeu o título de "Construtora da Internet.br". Como representante da Profª Tânia, recebeu o certificado a Profª Carla Bezerra. Após a homenagem, houve sorteio de brindes para o público, com itens alusivos aos 10 anos do campus.

GALERIA – Após a solenidade de comemoração, foi inaugurada a galeria de ex-diretores do Campus de Quixadá, com a aposição do retrato do Prof. Ciro Nogueira Filho, diretor pro tempore de 2007 a 2011. "Quando fui convidado para dirigir o campus, eu achei, na minha ignorância, que essa seria uma forma de começar a pagar a dívida de gratidão que eu tenho com a Universidade. Mas, para minha surpresa, essa dívida só aumentou durante o período em que estive aqui", brincou o professor, que atualmente é assessor especial do Gabinete do reitor. Ele fez um agradecimento especial ao Prof. Ícaro de Sousa Moreira (reitor da UFC falecido em 2008) e ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que lançaram o marco fundamental da sede própria do campus, em 2008.

Imagem: Apresentação da Camerata de Cordas da UFC, coordenada pela Profª Liu Man Ying, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) (Foto: Ribamar Neto/UFC)O dia de comemorações em Quixadá teve ainda os parabéns ao campus, que contaram com 10 bolos ilustrados com fotos marcantes da trajetória, cada um simbolizando um ano dessa história.

MÚSICA E EMPOLGAÇÃO – A solenidade foi precedida por uma bela apresentação da Camerata de Cordas da UFC, coordenada pela Profª Liu Man Ying, do Instituto de Cultura e Arte. Após cativar o público com versões de "Assum preto" e "Asa branca" (de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga) e "O lago dos cisnes" (do russo Tchaikovsky), o grupo executou o clássico "Pegasus fantasy – saint Seiya", da banda Angra, que embalou a série de mangá japonês Os Cavaleiros do Zodíaco e se tornou uma espécie de hino dos jovens aficionados por games, animes, tecnologia e afins. Registrando o momento em seus celulares, os estudantes cantaram juntos e fizeram daquele mais um momento marcante para a história do campus. "Nada a temer", "unidos por sua força", "pois as asas de um coração sonhador ninguém irá roubar" são alguns versos da canção que empolgou os estudantes – e que eles fazem valer a cada dia no Campus de Quixadá. Ao fim, a Camerata foi aplaudida de pé.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300