Professor do Centro de Ciências Agrárias participa de missão na China

Imagem: Foto do Prof. Magno JoséO Prof. Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará, viaja nesta sexta-feira (20) para a China, onde permanece até o próximo dia 28 participando de missão de cooperação científica. Ele vai a convite do Prof. Ding Huang, do Instituto de Ciências das Pastagens, da Academia de Ciências Agrícolas Heilongjiang, para apresentar os principais projetos de pesquisa sobre pastagens atualmente em curso no CCA.

A Coordenadoria de Extensão do CCA informa que viajarão com o Prof. Magno Cândido a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Ana Clara Rodrigues Cavalcante, que relatará as experiências da empresa com caprinos e ovinos, e o Prof. Valdson José da Silva, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que mostrará os trabalhos na área de pastagens realizados por sua instituição.

Do programa da missão constam visitas à estação de pesquisa em Harbin, em que serão discutidas técnicas de pesquisas com pastos em regiões áridas e semiáridas, e ao Departamento de Ciências das Pastagens da Universidade Agrícola da China, em Pequim, onde haverá uma discussão técnico-científica sobre experiências práticas com manejo de pastos desenvolvidas nas nações do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O Prof. Huang tem realizado pesquisas com manejo de pastagens nas estepes temperadas do nordeste da China, que apresentam média de pluviosidade anual de 430 mm e média de temperatura de 1,4°C. A precipitação ocorre predominantemente de junho a agosto, período de maior temperatura. Essa região tem sido exposta ao sobrepastejo pelos rebanhos ao longo do tempo, a ponto de o governo chinês ter implementado políticas de controle do pastejo para recuperação de pastagens e mecanismos de incentivo de compensação ecológica em pastagens, entre outros programas para recuperação dos ecossistemas de pastejo.

Essa linha de pesquisa do Prof. Huang vai ao encontro da nova linha desenvolvida pelo Prof. Magno Cândido e demais pesquisadores cearenses, intitulada "Modelagem da produção animal em áreas com vulnerabilidade climática".

A expectativa do Prof. Magno Cândido é que, a partir dessa primeira missão de cooperação científica internacional, haja um esforço conjunto de busca de soluções para reverter o quadro de degradação das pastagens naturais, tanto no semiárido brasileiro quanto nas estepes do nordeste da China.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias  – fone: 85 3366 9735 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.