Procurar no portal

Atletas da UFC se destacam no Campeonato Brasileiro de Karatê

Imagem: Breno Mateus obteve medalha de ouro disputando na divisão principal, até 67 kg (Foto: Divulgação/Desporto-UFC)Atletas da Universidade Federal do Ceará tiveram destacado desempenho no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na cidade de Lauro de Freitas (BA), no período de 11 a 15 deste mês. Três alunos subiram ao pódio, conseguindo medalhas na competição nacional em diferentes categorias: Breno Mateus, do Curso de Engenharia Mecânica, obteve medalha de ouro; Karla Rebecca, de Fisioterapia, ganhou uma de prata; e Dário Gama, do Curso de Educação Física, uma de bronze.

O evento reuniu 2.800 karatecas e foi disputado no Centro Pan-Americano de Judô. As finais da competição foram transmitidas, pela primeira vez, ao vivo, pelo canal SporTV. O karatê agora é esporte olímpico e terá disputa na próxima Olimpíada, em Tóquio, no Japão, em 2020.

DESEMPENHOS – Breno, faixa preta, disputou a divisão principal, até 67 kg, e ganhou a medalha de ouro. Ele enfrentou e venceu os karatecas Yan Pina (PA) – por 10 x 1; Amir Costa (MT) – por 2 x 0; Rilan Reis (SP) – por 10 x 9; e na final Bruno Xavier (ES) – por 4 x 1. No combate contra o atleta de SP, Breno, que ganhou de virada, chegou a estar perdendo por 9 x 2, mas conseguiu recuperação inacreditável. Breno é tricampeão do Brasileiro Universitário e da LDU. É bolsista do Desporto da UFC desde 2015.

Imagem:Karla Rebecca ganhou medalha de prata na categoria até 50 kg da divisão principal (Foto: Divulgação/Desporto-UFC)Karla Rebecca, irmã de Breno e também faixa preta, disputou a categoria até 50 kg da divisão principal e ganhou a medalha de prata. No primeiro combate venceu a karateca Karoline Bujrjack (TO) pelo placar de 6 x 0; no segundo, enfrentou Claudina Aguiar (ES) e derrotou-a por 2 x 0 e na final foi derrotada por Manuella Guimarães por 3 x 4. Karla também é bolsista do Desporto da UFC.

Imagem: Dário Gama ganhou o bronze na categoria acima de 84 kg da divisão principal (Foto: Divulgação/Desporto-UFC)Dário Gama ganhou o bronze na categoria acima de 84 kg, na divisão principal. O karateca venceu Nilson Filho (SP) por 8 x 0, foi derrotado por Renato Lenartowicz por 6 x 1 e na disputa pelo bronze venceu Iuri Cerqueira (BA), por 3 x 2. Dário – que também é policial militar, além de aluno do Curso de Educação Física da UFC – é faixa preta, professor de karatê e desenvolve projetos sociais nesse esporte.

Fonte: Wildner Lins, coordenador de Atividades Desportivas da UFC – fone: 85 3366 7871 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300