Operação Sorriso seleciona pacientes para cirurgias de lábio leporino, palato e enxerto

Imagem: O Departamento de Clínica Odontológica da Universidade Federal do Ceará é parceiro da Operação Sorriso (Imagem: divulgação)Neste sábado (28), a partir das 8h, no Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União), a organização não governamental Operação Sorriso realiza mais uma triagem de pacientes que necessitam de cirurgias de lábio leporino, fenda palatina ou enxerto ósseo (para quem já passou pela correção da fissura labiopalatina, mas ainda necessita do enxerto, procedimento mais complexo). Serão 30 pacientes selecionados.

O Departamento de Clínica Odontológica da Universidade Federal do Ceará é parceiro da Operação Sorriso. Atualmente, 16 alunos do Curso de Odontologia da UFC participam do projeto, sob coordenação do Prof. Alexandre Nogueira.

Serão atendidas pela Operação Sorriso pessoas com até 17 anos, sendo que para as cirurgias de lábio leporino só serão selecionadas crianças a partir de 6 meses; para a de fenda palatina, a partir 1 ano de idade; e para a de enxerto ósseo, 9 anos.

Os interessados na cirurgia precisam levar documentos de identificação (identidade, CPF, certidão de nascimento) e exames de sangue, caso tenham, além de estar acompanhados de um adulto responsável. Quem for do Interior e precisar de hospedagem, pode solicitá-la gratuitamente no dia da triagem.

Na triagem, o paciente passa por uma avaliação multiprofissional e realiza vários exames para saber se pode passar pela cirurgia ou não. As cirurgias dos pacientes selecionados  acontecerão de 30 de outubro a 2 de novembro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3101 4214.

DOAÇÕES – A Operação Sorriso também está arrecadando itens de higiene pessoal (escova, pasta, sabonete, fio dental), roupas, brinquedos e dinheiro para os pacientes mais necessitados. Há pontos de doação no Campus do Porangabuçu: o Centro Acadêmico Raymundo Gomes, do Curso de Odontologia da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo), e a Biblioteca de Ciências da Saúde (Rua Alexandre Baraúna, 1019, Rodolfo Teófilo).

Fonte: Márcia Feitosa, aluna do Curso de Odontologia da UFC – fone: 85 98703 4288