UFC e Universidade de Cabo Verde discutem cooperação internacional de pesquisa

Imagem: Comitiva de Cabo Verde foi recebida no gabinete do reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, recebeu na tarde desta quarta-feira (25) a visita de comitiva da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). A reunião ocorreu no gabinete do reitor e teve a presença da reitora da Uni-CV, Profª Judite Medina do Nascimento. Na pauta do encontro, foram discutidas as possibilidades de consolidar parcerias bilaterais entre Brasil e Cabo Verde para pesquisas conjuntas, cursos de pós-graduação lato e stricto sensu e extensão universitária.

Fundada em 2006, a Universidade de Cabo Verde, apesar de jovem, tem buscado estabelecer contatos com instituições de ensino superior do Brasil e de Portugal para intercâmbios científicos e mobilidade acadêmica. Para a reitora da Uni-CV, a recente criação dos cursos de doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e em Gestão e Políticas Ambientais contará com o apoio e a expertise da UFC nesses campos.

Ela também propôs que ambas as universidades trabalhassem juntas, em regime de cotutela, para conceber um novo programa de especialização em Saúde da Família e validar diplomas de pós-graduação nos dois países. "A nossa proposta é estreitar as relações que já existem. E os professores da UFC podem se sentir em casa em Cabo Verde", afirma.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Imagem: Comitiva de Cabo Verde foi recebida no gabinete do reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Prof. Henry Campos salientou que, a cada semestre, os cursos de Medicina da Instituição (Fortaleza, Sobral e Barbalha, atual Universidade Federal do Cariri – Ufca) reservam duas vagas para estudantes de países africanos, com atenção especial aos discentes oriundos de países de língua portuguesa. O reitor citou ainda a colaboração da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, sediada na capital, Praia, e lembrou da necessidade de alinhar a agenda com temas estratégicos do Plano de Desenvolvimento do Ceará (Ceará 2050), coordenado pela UFC.

Além da saúde, outras áreas do saber poderão ser contempladas no futuro convênio entre as duas instituições, como matemática, recursos hídricos, geografia, meio ambiente, educação e tecnologia da informação.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. José Soares; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes; e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), Profª Vládia Vidal.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7305