Mensagem da Reitoria: Um dia para nos fortalecermos como servidores da sociedade

No Dia do Servidor Público, a Universidade Federal do Ceará celebra a efeméride e se volta para a sociedade, de onde vem a força que a movimenta. É para oferecer ensino público gratuito e de alta qualidade que nos mobilizamos, o ano inteiro, nas salas de aula, laboratórios, bibliotecas e espaços administrativos. Somos operários de uma indústria silenciosa, que trabalha com a matéria-prima do conhecimento e gera profissionais talentosos, conscientes, com visão de futuro e sensibilidade, aptos a liderar os avanços que se fazem urgentes no País: no ordenamento político, no cenário econômico e social, no aparato judicial, na segurança pública, nos princípios éticos.

Lamentavelmente, a Universidade tem sofrido sucessivos reveses e, como cidadãos de uma nação moralmente combalida, sentimos, por vezes, esgarçar-se a esperança. Mas o servidor público é, acima de tudo, um combatente e não pode permitir-se que frustrações momentâneas contaminem seus sonhos. Governos passam, a Universidade segue impávida, afrontando os atentados contra a inteligência, contra sua autonomia, contra o direito de ampliar permanentemente sua ação transformadora. Somos campeões da sobrevivência e não é por outro motivo que, em todo o mundo, as universidades são as instituições mais antigas e mais sólidas.

Neste dia, consagrado ao Servidor Público, deixamos aos colegas servidores da Universidade Federal do Ceará – os docentes e técnico-administrativos – a mensagem de encorajamento, de união e de fortalecimento dos laços que nos prendem a nossa Instituição. É graças a essa força endógena que hoje nos alçamos ao patamar de uma das maiores e melhores universidades do País. É por conta dela que a UFC se tornou imprescindível em nosso meio e conquistou a benquerença do povo cearense.

Fortaleza, 28 de outubro de 2017.

Henry de Holanda Campos

Custódio Almeida