Procurar no portal

Professora aposentada da UFC lançará livros sobre psicologia e educação

Foto da Professora Vivina Rios em frente a uma estante de livrosA professora aposentada do Departamento de Psicologia da UFC Vivina Rios Balbino vem a Fortaleza, neste dia 9 de novembro, para lançamento de três livros acadêmicos e relançamento de outro, todos de sua autoria. Às 19h, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC Sindicato), serão feitos os agradecimentos, uma apresentação da autora, assim como uma sessão de autógrafos.

Os livros versam sobre psicologia e educação, abordando a psicologia também na interface da violação dos direitos humanos no Brasil, em especial dos direitos femininos. Outros enfoques de estudo da professora que refletem em suas produções são políticas públicas e a importância da popularização da psicologia.

A especialista em Tecnologia Educacional e mestra em Educação foi professora na Universidade de Brasília (UnB), cidade onde vive desde a aposentadoria, na década de 1990. Integrou o grupo fundador da Associação Cearense de Psicologia, Vivina foi a primeira representante da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional no Ceará e continua produzindo estudos, pesquisas e livros em sua área, mesmo depois de aposentada.

Na UFC, dedicou-se ao ensino, à pesquisa e à extensão, aprofundando seus estudos teórico-práticos em psicologia, especialmente na área escolar, sempre focada nos aspectos sociopolíticos. É membra fundadora do Curso de Psicologia da UFC, da Associação dos Docentes da Universidade e do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (Nucepec-UFC), trabalho este pioneiro no combate ao turismo sexual, exploração sexual e prostituição infantil.

"Mesmo aposentada e sem qualquer financiamento, continuo produzindo e divulgando nossa UFC pelo Brasil afora em jornais de grande circulação e grandes emissoras de rádio", relata a professora, que é articulista de jornais como O Povo, Diário de Minas e Agora (Divinópolis-MG), sendo eventualmente entrevistada como especialista por rádios FMs universitárias e outros veículos de comunicação radiofônicos.

LIVROS

Convite do lançamento com a capa dos quatro livrosPsicologia e psicologia escolar no Brasil: formação acadêmica, práxis e compromisso com as demandas sociais
Obra que ajuda a repensar a formação do psicólogo e incentivar o desenvolvimento da psicologia no Brasil, com foco na psicologia escolar. O livro também ressalta a importância do papel social da profissão e sua colaboração na promoção da cidadania. A obra serve de guia ao estudante interessado em integrar teoria e prática na área da psicologia, desenvolvendo sua capacidade crítica e atuação engajada.

Ciência e cidadania: popularização da psicologia contemporânea
A obra convida para uma reflexão inovadora na psicologia, nas ciências humanas e nas ciências de modo geral, mostrando a importância de popularizar os conhecimentos científicos e promovendo a democratização dos saberes e a cidadania. Vivina Rios Balbino enfatiza a importância do compromisso social das universidades e das escolas e vê na descentralização das excelências acadêmicas um importante processo de popularização.

Psicologia contemporânea na mídia: popularização da ciência, conhecimentos e cidadania
A autora aborda a psicologia, educação e direitos humanos na mídia como proporcionadores de cidadania e saberes para melhores escolhas e criticidade dos fatos e conflitos do cotidiano do cidadão. A descentralização dos grandes centros de ciência e tecnologia pelo Brasil nos últimos anos também foi mostrada como importante projeto de popularização e inclusão social.

A mágica da vovó Dun-dun
Infantil. Mostra uma encantadora história contemporânea de uma vovó com seus netinhos e contém magia, observações e indagações inteligentes, além de conteúdos atuais e fundamentais para o desenvolvimento saudável da personalidade de crianças na faixa de 3 a 8 anos.

Fonte: Profª Vivina do C. Rios Balbino, docente aposentada do Departamento de Psicologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300