Liga Acadêmica de Oncologia promove ações educativas em hospitais sobre leucemias e linfomas

Imagem: Logomarca da Liga Acadêmica de OncologiaA Liga Acadêmica de Oncologia (Laon), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, inicia na terça-feira (7), no ambulatório de quimioterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), uma série de ações educativas, em parceria com a Associação Brasileira de Leucemias e Linfomas – seção Ceará (Abrale-CE).

A ideia é levar a pacientes e acompanhantes, em diversas instituições, informações sobre esses tipos de cânceres hematológicos. Para este mês, já está programada visita da Laon à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, no dia 23, pela manhã. Já no dia 25, também pela manhã, integrantes da Liga irão novamente ao HUWC, onde será realizada uma campanha de doação de sangue.

A  coordenadora da Liga, Profª Andrea Bezerra Rodrigues, informa que as atividades nas instituições incluem orientações educativas sobre prevenção e detecção precoce de câncer hematológico, efeitos colaterais dos tratamentos (quimioterapia e radioterapia) e seu manejo, captação de doadores de sangue (visto que a maioria desses pacientes vai precisar de transfusão em algum momento do tratamento), entre outras demandas que possam surgir no decorrer do processo.

PROMOÇÃO DA SAÚDE – Como parte da parceria com a Abrale, a Liga realizou em outubro ação de promoção de saúde sobre leucemias e linfomas, na Av. Beira Mar. A coordenadora conta que os acadêmicos de enfermagem distribuíram fôlderes e falaram com o público sobre os sinais e sintomas para a detecção precoce de leucemias e linfomas em adultos e crianças, direitos dos pacientes com câncer e aferição de pressão arterial.

Segundo a coordenadora da Laon, a divulgação das atividades da Liga via redes sociais e outros meios chamou a atenção da Abrale, que se interessou pela parceria. "À Liga cabe participar das ações com o conhecimento adquirido mediante treinamentos realizados por mim e outros profissionais colaboradores. À Abrale cabe divulgar as ações, firmar parcerias com instituições, auxiliar com materiais de apoio etc.", diz a professora sobre o papel de cada parceiro.

A coordenadora informa que alunos de qualquer curso da área de saúde da UFC podem integrar a Laon. O processo seletivo acontece de acordo com a demanda por novos membros, o que pode ocorrer semestralmente ou anualmente. Ela acrescenta que no caso de servidores da UFC, funcionários terceirizados, alunos e profissionais de outras instituições interessados em se tornar voluntários, o ingresso pode se dar a qualquer tempo, bastando que a pessoa entre em contato com a Liga pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pela página do Facebook.

Fonte: Profª Andrea Bezerra Rodrigues, coordenadora da Liga Acadêmica de Oncologia – fones: 85 3366 8454 e 3366 8455