Comunicado da Reitoria: a propósito da nota "Uma biblioteca fora de lugar"

Leia na íntegra a resposta da Reitoria da UFC enviada ao jornal O Povo em 2 de novembro.

A propósito da nota "Uma biblioteca fora de lugar"

Diante do que foi veiculado pela coluna "Vertical", na edição do O Povo dessa quinta-feira, sob o título "Uma biblioteca fora do lugar", desejo, inicialmente, lamentar o nível de desinformação de quem considera inapropriada a existência de um acervo de livros em um museu de arte. A biblioteca do MAUC existe há algum tempo e, para abrigá-la condignamente, nenhum espaço está sendo subtraído daquele destinado à exposição do acervo artístico.

No momento, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará passa por uma série de reformas, que inclui a renovação completa do equipamento de ar condicionado e adequações arquitetônicas necessárias para abrigar, dentro em breve, uma importante exposição do nosso Curso de Design. Ao mesmo tempo, a instituição, dentro em breve, de um Conselho Curador e a parceria que vem sendo construída com o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado constituem sólida base para criar uma sociedade de apoio ao MAUC, concretizando assim um antigo projeto.

A alegação de que o equipamento está "alheio aos movimentos artísticos" e ao turismo desmorona diante de iniciativas como o intercâmbio e as parcerias estabelecidas com o Governo do Estado, Unifor e MASP, que expuseram ou expõem preciosas obras de nosso valioso acervo. O Museu também tem participado da programação do Corredor Cultural do Benfica, abrindo suas portas durante os fins de semana em que ocorreu o evento (a ser reproduzido em novembro e em dezembro).

Para a Administração Superior da Universidade, é muito gratificante termos constituído um quadro de servidores para o MAUC, iniciativa que se soma às medidas já citadas e vem realçando a importância daquele equipamento no cenário artístico do Ceará. Depositamos plena confiança no Diretor, o Prof. Pedro Eymar, que não permaneceria no cargo não fosse sua competência, seriedade e compromisso institucional.

Lamento, por fim, que a "Vertical" acolha acusações levianas e as repasse para a sociedade sem checar a veracidade das informações, como recomendam os ditames do bom jornalismo.

Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará