UFC e Cegás firmam convênio para realização de pesquisa sobre expansão de gás natural

Imagem: A assinatura do convênio ocorreu no gabinete do reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, reuniu-se na tarde desta terça-feira (7), em seu gabinete, com o diretor-presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo. O encontro marcou a assinatura de convênio para a realização de pesquisa de mercado que irá avaliar o potencial de expansão de fornecimento de gás natural no Estado.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Como explicou Figueirêdo, a pesquisa visa identificar clientes específicos no Estado a fim de que a companhia possa desenvolver propostas adequadas a cada necessidade. Com uma projeção de crescimento de 8% ao ano, nos próximos cinco anos, junto ao segmento não térmico, a Cegás mira nos setores industrial e automotivo – seus dois maiores clientes – e ainda o comercial e residencial.

"A ideia é a gente identificar e avaliar o uso de gás natural em todo o território do Estado, inclusive com possibilidade de expansão para o Interior porque, hoje, a concessão da Cegás abrange todo o Ceará, mas ela está concentrada ainda na Região Metropolitana de Fortaleza", comentou Figueirêdo.

Também estiveram presentes à reunião o diretor técnico e comercial da Cegás, Fabrício Bomtempo, e o diretor da Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (Astef), Prof. Barros Neto. O estudo, que tem início este mês, será viabilizado através da Astef, com duração de três meses. Cerca de 10 pesquisadores integram o corpo científico da pesquisa, que contará com integrantes da companhia e da UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7305