Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Grupo NEON, da Agronomia, tem os banners transcritos em braille nos EU 2017

Imagem: Objetivo é favorecer a inclusão de pessoas cegas nos EU 2017 (Foto: divulgação)Preocupados com a inclusão de pessoas com deficiência no contexto universitário, o Núcleo de Estudos em Olericultura do Nordeste (NEON), localizado no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, apresentará transcrição em braille de todos os seus trabalhos acadêmicos no formato pôster.

Os banners, que de forma geral tratam de assuntos referentes ao Curso de Agronomia, serão apresentados nos dias 9 e 10 de novembro, durante os Encontros Universitários 2017.

Os trabalhos tratam de ações que vêm sendo desenvolvidas pela coordenação do Curso de Agronomia com o objetivo de aproximar mais alunos e professores, concentrando-se principalmente na redução da evasão discente. Outros resumos tratam de ações desenvolvidas para melhorar e monitorar o ensino-aprendizagem na disciplina Olericultura (produção de hortaliças) ofertada no Curso de Agronomia.

Também há trabalhos que trazem resultados de pesquisa científica relacionadas à produção de hortaliças nas condições climáticas de baixa altitude e latitude, frequentes ao longo do litoral cearense.

Apesar de o NEON nunca ter tido membros com deficiência visual, seus integrantes contam que sempre houve o desejo de dar visibilidade a essas pessoas, integrando-as às ações do grupo e à Universidade.

"As pessoas com deficiência visual ou auditiva são especiais não pelo problema que elas apresentam, mas principalmente pela forma como conseguem enfrentar o dia a dia, sobretudo em um país como o nosso", reforça o Prof. Marcelo Guimarães, coordenador do grupo NEON. "Quando abrimos as portas de nossa área de estudo para todos, sem exceção, possibilitamos olhares, ideias, sugestões, que podem fazer a diferença em nossas pesquisas e ações", completa.

Também nas apresentações orais a ideia é que se torne regra proporcionar nos próximos Encontros Universitários uma experiência para as pessoas com deficiência auditiva, o que ainda não foi possível.

O NEON foi criado em março de 2013 e tem como foco discutir assuntos relacionados à produção de hortaliças em áreas urbanas, periurbanas e rurais. As ações do grupo têm viabilizado trocas de experiências com diferentes setores da sociedade no que se refere aos aspectos educacionais, culturais e científicos, por meio de atividades integradas.

Imagem: Transcrição em braile de trabalho do NEON (Foto: divulgação)Abaixo, confira resumos de alguns dos trabalhos, assim como dia, hora e local das apresentações.

Dia 10, às 8h, no evento de Extensão – NEON: contribuições do grupo de estudo para a formação acadêmica

O objetivo é relatar e divulgar as ações desempenhadas pelo NEON no período de março de 2013 a julho de 2017.

Dia 9, às 14h, no evento de Iniciação à Docência – Correlação entre inassiduidade e a média final na disciplina de Olericultura

No presente trabalho, objetivou-se medir o grau de correlação entre a média final e a inassiduidade dos alunos na disciplina Olericultura, do Curso de Agronomia.

Dia 9 – Cultivo de coentro em recipientes de diferentes volumes

O coentro é uma hortaliça muito utilizada na culinária nordestina. Embora sua produção ocorra predominantemente em campo aberto, seu cultivo em ambiente protegido pode contribuir para elevar a produtividade e qualidade do produto, além de reduzir a sazonalidade da oferta. O objetivo do trabalho é investigar o desempenho agronômico do coentro em diferentes recipientes e densidades de semeadura em ambiente protegido.

Dia 9, às 14h, no evento de Iniciação à Docência – Acompanhamento e apoio das atividades práticas na disciplina de Olericultura da UFC

No processo de aprendizado é fundamental a associação entre a parte teórica e o conhecimento prático de campo. Esse trabalho teve por objetivo possibilitar ao monitor acompanhar os estudantes da disciplina Olericultura do Curso de Agronomia durante as práticas de implantação e manutenção de hortas.

Fonte: Prof. Marcelo de A. Guimarães, do Departamento de Fitotecnia e coordenador do NEON – fone: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo