IV Simpósio de Direito Internacional ocorre de 22 a 24 de novembro; inscrições abertas

Imagem: O evento é promovido pelo Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (Imagem: divulgação)O Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI), da Universidade Federal do Ceará, realiza, de 22 a 24 de novembro, o IV Simpósio de Direito Internacional, que contará com painéis de discussão, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos. O evento ocorre no anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), com atividades voltadas a estudantes e profissionais da área e demais interessados.

Na abertura do evento, às 18h30min, o painel "Direito internacional penal como mecanismo de proteção dos direitos humanos" recebe os professores Leonardo Pasquali (Universidade de Pisa, na Itália), Mariângela Magalhães Gomes (Universidade de São Paulo) e Sérgio Rebouças (UFC), com mediação da Profª Claudia Perrone-Moisés (USP).

Nos dias seguintes, os painéis têm como temas "Integração, Estado e governança" e a "A função do direito na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável". Além disso, haverá, no dia 24, o lançamento do livro (Des)Integração, comércio e direitos humanos, com os trabalhos dos participantes do simpósio no ano anterior.

Promovidos no período da tarde, das 14h às 17h30min, os minicursos são "O futuro da integração na Europa" e "O direito internacional humanitário e os avanços da inteligência artificial", no dia 23, e "Carreiras jurídicas no contexto internacional" e "Os desafios do direito internacional penal", no dia 24. As apresentações de trabalhos serão realizadas também nos dois dias, pela manhã, a partir das 8h. No total, 66 trabalhos de todo o Brasil foram submetidos ao simpósio.

As inscrições podem ser feitas por meio do site do GEDAI. Veja a programação completa. Mais informações podem ser obtidas em contato com o grupo pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pela página do evento no Facebook.

Fonte: Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.