UFC recebe gestores de órgãos federais para discutir otimização de recursos e boas práticas

Imagem: Foto do diretor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal no Ceará, Guilherme Tavares Lacerda, durante palestra que proferiu o evento.A Universidade Federal do Ceará foi o local escolhido para a segunda edição do Encontro de Gestores Federais, iniciativa que tem favorecido a troca de experiências positivas e lançado boas ideias para o desafio de "fazer mais com menos", através da otimização de recursos. O encontro, realizado pela Controladoria-Geral da União no Ceará (CGU/CE), ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), no auditório da Reitoria.

Após abertura do superintendente da CGU/CE, Roberto Vieira Medeiros, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, fez uma apresentação sobre a Universidade e ressaltou aspectos do planejamento da Instituição, que encerrará o ano financeiro de 2017 em equilíbrio. Afirmou, ainda, que o cenário previsto para 2018 será de desafios, sobretudo em relação a investimentos, o que requererá esforços para o estabelecimento de novas parcerias.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Outra exigência passa a ser a do uso sustentável de recursos e insumos, dentre eles, a energia elétrica. Nesse sentido, o encontro promoveu uma palestra do diretor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal no Ceará (JFCE), Guilherme Tavares Lacerda, que apresentou a experiência do órgão no uso de energia solar.

A JFCE implantou a primeira usina solar fotovoltaica instalada em uma instituição judiciária no Nordeste. O equipamento gera, aproximadamente, 19.500 kWh/mês de energia limpa, o equivalente a 100% do consumo das subseções judiciárias de Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá. A ideia, segundo Lacerda, é ampliar a iniciativa e, em janeiro, lançar uma licitação com coparticipação de outros órgãos, para a instalação de uma nova usina.

O tema proporcionou debate entre os participantes do encontro, e o reitor Henry Campos disse que a UFC, como produtora Imagem: Foto do superintendente da CGU/CE, Roberto Vieira Medeiros, ao lado do reitor da UFC, Prof. Henry Camposde conhecimento na área de energias renováveis, estaria à disposição para colaborar com as demais instituições interessadas em parcerias e projetos em comum.

Além da apresentação da JFCE, houve palestra de Henrique Alberto Craveiro, analista de logística do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) no Ceará. Ele relatou a experiência de um comitê operacional formado por técnicos de vários órgãos federais que, assim como os gestores, têm discutido estratégias de redução de custos.

O encontro contou com a participação de gestores de vários outros órgãos, como Receita Federal, Polícia Federal, Procuradoria da União, universidades (Ufca e Unilab), dentre outros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331