Procurar no portal

Secretaria de Tecnologia da Informação participa do projeto Rotas Estratégicas Setoriais da FIEC

Imagem: O painel de especialistas no Masterplan do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação vai debater a implementação de ações propostas no projeto Rotas Estratégicas (Imagem: Divulgação)O diretor-executivo da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará, Prof. Joaquim Bento Cavalcante Neto, participou nesta quarta-feira (6), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do painel de especialistas no Masterplan do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, que dá sequência ao projeto Rotas Estratégicas Setoriais.

Essa iniciativa integra o Programa para Desenvolvimento da Indústria, criado em 2015 pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC), com metas para 10 anos.

Com o auxílio de especialistas da academia, setor produtivo e governo, o Rotas Estratégicas Setoriais tem discutido iniciativas possíveis de desenvolvimento para setores de grande potencial no Estado, entre os quais foram identificados o eletrometalomecânico, agroalimentar e os de energia, indústria da construção e de minerais não metálicos, logística, saúde, tecnologia da informação e comunicação, economia do mar, biotecnologia, produtos de consumo, meio ambiente, turismo e economia criativa.

O Prof. Joaquim Bento esclarece que a UFC, através da STI, participou do processo de elaboração da Rota Estratégica para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. "Propusemos algumas ações, como o aumento de incentivos fiscais pelo governo, a criação de ecossistemas como parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras de start-ups para novas iniciativas na área de TIC, bem como a aproximação maior da indústria com os especialistas em TIC da UFC, onde existem vários servidores docentes e técnico-administrativos da área, além de diversos grupos e projetos."

Ele acrescenta que a STI participa agora da fase de discussão da implementação das ações propostas no Rotas Estratégicas. "Vale ressaltar que a UFC está criando um parque tecnológico que vai ajudar na alavancagem dessa área", destaca.

Fonte: Prof. Joaquim Bento Cavalcante Neto, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) – fone: 85 3366 9985

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300