Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Prof. Antonio Gomes, da UFC, é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Prof. Antonio Gomes é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)O Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e integrante do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, foi eleito para compor o quadro dos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição centenária e uma das mais importantes sociedades científicas do País. Trata-se do primeiro pesquisador da área de Física no Ceará a chegar a esse posto. O resultado foi divulgado na tarde dessa quarta-feira (6).

"Apesar de ser um reconhecimento individual, essa é uma conquista da UFC também, instituição à qual sou muito grato pelas oportunidades que tive desde os tempos da residência universitária. Em particular, sou muitíssimo grato ao Departamento de Física, onde pude desenvolver minhas atividades acadêmicas com prazer e liberdade. E sou ainda mais grato às políticas públicas de educação do País, que, infelizmente, neste momento, estão ameaçadas", diz o Prof. Gomes.

Com a novidade, a UFC passa a ter seis membros titulares na ABC. Gomes junta-se ao time formado pelos professores Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), João Lucas Marques Barbosa (Matemática), Luiz Drude de Lacerda (Labomar), Manassés Claudino Fonteles (Medicina) e Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgância). O Prof. Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira (Matemática), eleito quando estava na UFC, desligou-se da Universidade e atualmente desenvolve pesquisas nos Estados Unidos.

Para o posto de membro titular, são eleitos apenas pesquisadores de consagrado merecimento e reconhecida contribuição para a ciência. A eleição ocorre em duas etapas: na primeira, votam somente os titulares, indicando os concorrentes de cada área; na segunda, todos os membros da Academia votam em assembleia geral.

Os eleitos passam a ter assento permanente na academia, que desenvolve uma série de atividades e estudos nos vários campos da ciência, além de ter participação estratégica em conselhos e órgãos responsáveis pela formulação de políticas públicas para a área científica.

RESPONSABILIDADE ‒ O Prof. Antonio Gomes de Souza Filho desenvolve pesquisas na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia. Tem toda a trajetória acadêmica ligada à UFC, com graduação, mestrado e doutorado em Física cursados na Instituição, sendo este último com período sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Imagem: A Academia Brasileira de Ciências (ABC) existe desde 1916 (Imagem: Divulgação)"Cada conquista sempre me remete ao passado e ativa minha gratidão a um time de pessoas que encontrei e que tanto me deram oportunidades. Continuarei no mesmo ritmo para retribuir à comunidade científica o reconhecimento que recebo", declara o professor.

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, parabenizou o colega e ressaltou a importância da ampliação da presença da UFC na Academia: "A ABC reúne realmente o que há de melhor na ciência brasileira. Gomes vem se juntar a um grupo de professores muito talentosos da nossa Universidade, com grande contribuição à UFC e com papel preponderante na formação de novos pesquisadores. É muito significativo ter na ABC um professor com a dimensão e a importância que tem o Gomes na UFC, pelo exemplo que ele é como docente, como pesquisador, pela dedicação dele à Instituição. Tudo isso torna mais significativo o reconhecimento ao talento e à sua qualidade científica".

A ACADEMIA – A ABC é uma sociedade científica honorífica que existe desde 1916. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. Atualmente possui cerca de 700 membros. Veja a lista completa dos novos integrantes da academia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo