Música, dança e teatro na rua durante o Corredor Cultural

A manhã de domingo (17) vai ficar pequena para a programação musical diurna. Às 8h30min, o Coral de Vozes do Ifce recebe os visitantes no palco da Av. da Universidade. Em 61 anos de história, passaram pelo grupo gerações de alunos da antiga Escola Técnica e atual Ifce – Campus Fortaleza.

Sob coordenação do Prof. Marcelo Leite e regência do Prof. Marcos Paulo Leão, o coral também já ganhou o mundo, tendo se apresentado no Festival Eurochestries, na França, em 2011. O repertório escolhido para o show é baseado no espetáculo Alucinação, que homenageia o saudoso cantor cearense Belchior (1946-2017).

As duas atrações seguintes são dedicadas ao prazer da dança. A primeira é uma demonstração do projeto de extensão Dançar É Lazer, do Ifce. Focada em ampliar o acesso à dança de salão, a iniciativa oferta aulas gratuitas no Instituto nas noites de sexta-feira.

Em seguida, o palco será ocupado pelas alunas do projeto de extensão Dança Sênior, desdobramento do programa Mulheres Mil, também do Ifce. As dançarinas, com idades entre 43 e 68 anos, realizarão demonstrações artísticas e atividades interativas com o público.

Já que estamos no ciclo natalino, não poderia faltar aquele reisado. Programa de extensão da UFC, o grupo Brincantes Cordão do Caroá revive há 17 anos os festejos e ritmos tradicionais, utilizando uma linguagem artística que atravessa gerações.

A pesquisa e a prática musical da flauta são o objetivo do grupo Doces Flautas Doces, do Ifce, quinta atração da manhã de domingo. Projeto de extensão do Instituto, tem direção musical da Profª Cecília do Valle e trabalha um repertório calcado no cancioneiro nordestino, na música popular brasileira e na música erudita antiga (medieval, renascentista e barroca).

A atração que se segue é um projeto de extensão do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC vinculado à Secretaria de Cultura Artística da Instituição (Secult-Arte). A Companhia de Dança da UFC apresenta, no palco da Av. da Universidade, o espetáculo coreográfico de jazz intitulado Ao encontro dos desencontros: Serenato. Coordenada pelo Prof. Marcos Campos, a companhia reúne alunos de diferentes cursos da Universidade interessados em dança contemporânea.

Fechando a programação de nosso palco de rua, o Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência apresenta o espetáculo Lampião e Maria Bonita em busca da química do amor. Na peça, os personagens históricos são cobaias de um cientista retirante e refletem sobre os elementos químicos e sentimentos que os unem. A montagem é realizada pelo projeto de extensão e divulgação científica da UFC, que já foi laureado com o primeiro lugar no Festival Nacional de Teatro Científico Ciência em Cena.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Corredor Cultural Benfica – fones: 85 3366 7319 e 99905 0020 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.