Central Analítica da UFC amplia serviços em parceria com INCT de Biomedicina

Imagem: Participaram da solenidade de assinatura do termo o coordenador da Central Analítica, Prof. Antonio Gomes; o coordenador do INCT-Ibisab, Prof. Aldo Angelo Lima; a diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes; e os professores Alexandre Bindá e Virgínia Girão, também da Medicina (Foto: Chico Peres)A Central Analítica, órgão suplementar da Universidade Federal do Ceará, assinou termo de cooperação com o Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (Ibisab), um instituto nacional de ciência e tecnologia (INCT) vinculado à Faculdade de Medicina da UFC.

A parceria, firmada no último dia 8, objetiva o uso compartilhado de um microscópio eletrônico de transmissão instalado na Biomedicina. Com o termo, a Central ampliará os serviços de microscopia eletrônica, com a modalidade de transmissão, a ser oferecida à comunidade de pesquisadores e estudantes. Atualmente a Central disponibiliza apenas serviços de microscopia eletrônica de varredura e óptica.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador da Central Analítica, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, informa que parceria foi aprovada pelo comitê gestor da Central.

O termo de cooperação, com validade de um ano, prevê que o microscópio eletrônico de transmissão instalado no INCT-Ibisab ficará sob responsabilidade da Central durante dois dias na semana, disponibilizado para o atendimento das demandas feitas ao setor por seus usuários internos e externos, seguindo-se o trâmite de agendamento de ensaios já consolidado, conforme normas de uso e regimento interno. A expectativa é que o processo de submissão de propostas de ensaios seja aberto no fim de janeiro de 2018.

Como contrapartida, o corpo técnico da Central Analítica oferecerá suporte e treinamento avançado para preparação de amostras e medidas de microscopia eletrônica de transmissão aos pesquisadores e estudantes do INCT-Ibisab.

Participaram da solenidade de assinatura do termo o coordenador da Central Analítica, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho; o coordenador do INCT-Ibisab, Prof. Aldo Angelo Lima; a diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes; e os professores Alexandre Bindá, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, e Virgínia Girão, do Departamento de Morfologia.

SAIBA MAIS – A Central Analítica é um laboratório que reúne diversos equipamentos altamente especializados, permitindo experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica. Os equipamentos podem ser utilizados por pesquisadores de toda a Universidade. Veja no site da Central como utilizar os serviços.

A Central funciona provisoriamente no Departamento de Física, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, mas a construção de suas instalações já foi aprovada com recursos do Programa de Infraestrutura (Proinfra), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O investimento será de R$ 2 milhões.

Os equipamentos têm sido adquiridos com recursos do programa Pró-Equipamentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Proinfra-Finep; e Sistema Nacional de Nanotecnologia (Sisnano), do MCTIC, além de recursos da própria UFC.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943