Inaugurado Observatório de Fortaleza para tratar de políticas públicas e governança

Imagem: A solenidade ocorreu na sexta-feira, no Centro de Fortaleza (Foto: Ribamar Neto/UFC)Na tarde da última sexta-feira (8), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, participou da solenidade de inauguração da sede do Observatório de Fortaleza, na Praça do Ferreira, no Centro. Vinculado ao Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e à prefeitura da capital cearense, o observatório integra as ações de implementação do Plano Fortaleza 2040.

Veja mais imagens do evento no Flickr da UFC

No imóvel ocupado no número 584 da Rua Major Facundo, o espaço cultural reúne um acervo composto por mapas e documentos históricos da cidade, além de exposição interativa com projeções e imagens 3-D.

Imagem: O espaço reúne um acervo composto por mapas e documentos históricos da cidade, além de exposição interativa com projeções e imagens 3-D (Foto: Ribamar Neto/UFC)Segundo a diretora do observatório, Cláudia Leitão, um dos propósitos da entidade é monitorar e avaliar políticas públicas, reunindo informações para subsidiar a tomada de decisões dos gestores municipais. "Somos um equipamento de conhecimento. Nosso negócio é gerir, produzir, divulgar, dar acesso ao conhecimento e fazer desse espaço um think tank, um lugar de debates, seminários, encontro de grupos de interesse, que têm visões e perspectivas diferentes sobre a cidade", explica.

O evento contou ainda com a presença do prefeito Roberto Cláudio; do governador do Ceará, Camilo Santana; da vice-governadora do Estado, Izolda Cela; e do superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana.

Imagem: O reitor discursou em nome das universidades e institutos de pesquisa participantes do projeto (Foto: Ribamar Neto/UFC)INTERCÂMBIO ACADÊMICO ‒ Na solenidade, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e a diretora do Observatório de Fortaleza, Cláudia Leitão, assinaram um protocolo de intenções para cooperação técnica, análise de dados e troca de informações entre a Universidade e os gestores do município.

O reitor discursou em nome das demais universidades e institutos de pesquisa participantes do projeto e falou da honra e da felicidade em "testemunhar o pontapé inicial desta empreitada histórica".

Para o Prof. Henry, a parceria entre academia e poder público traz boas perspectivas de colaboração, de diálogo e de impulso para a economia criativa. "Somam-se o talento, a sensibilidade e a determinação política. É muito saudável para nossa cidade, uma das maiores e mais dinâmicas do País, que seu crescimento esteja sendo pensado em bases sólidas, com uma instância criada e adequada para qualificar, da melhor maneira, a governança municipal", afirmou em discurso.

Documentos semelhantes de convênios com o Observatório de Fortaleza foram assinados por representantes de outras instituições cearenses de ensino superior, como a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce), a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Centro Universitário Christus (Unichristus).

Confira abaixo matéria da UFCTV sobre a inauguração do Observatório de Fortaleza:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.