Painel interdisciplinar debate produção de conhecimento nas universidades

Imagem: Cartaz do painel do CEAO sétimo e último painel interdisciplinar de 2017 promovido pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará traz o tema "A universidade como projeto: desafios e estratégias de produção de conhecimento". O debate será realizado das 10h às 12h desta quinta-feira (14), no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

Nesta edição, os palestrantes do painel são o Prof. Jesualdo Pereira Farias, ex-reitor da UFC e atual secretário das Cidades do Estado do Ceará, e Prof. Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O evento é aberto ao público e exige preenchimento de formulário de inscrição para participação.

O Prof. Jesualdo Farias fará um breve diagnóstico da situação educacional do País, desde a alfabetização até a pós-graduação. Ele destacará os riscos decorrentes da falta de financiamento para a consolidação do processo de expansão e para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O ex-reitor tratará ainda dos impactos da redução do orçamento para a ciência, tecnologia e inovação.

Já o Prof. Naomar Filho apresentará uma avaliação de raízes históricas, contextos e consolidação institucional de modelos de formação universitária predominantes na conjuntura contemporânea. Identificará também os conceitos fundamentais que orientam o debate sobre o modelo institucional prevalente na educação superior em geral e, em particular, na educação profissional e técnica no campo da pesquisa universitária, dentre outros assuntos.

O painel interdisciplinar faz parte do ciclo de conferências Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte, série de atividades que pretende abordar temas contemporâneos de forma multidisciplinar. Mais informações podem ser acessadas no site do CEA e na página do Colégio no Facebook.

PALESTRANTES – O Prof. Jesualdo Farias foi reitor da UFC de 2008 a 2015, tendo ocupado o cargo de secretário de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) em 2015 e 2016. Desde fevereiro de 2017, assumiu o comando da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Atualmente, o pesquisador do CNPq é licenciado para ocupar cargo no governo estadual.

O Prof. Naomar foi reitor da Ufba de 2002 a 2010. Desde então, tem concentrado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade. Dentre seus títulos, foi presidente da Comissão de Implantação e posteriormente reitor pró-tempore da UFSB.

Fonte: Alexandre Silva, do Colégio de Estudos Avançados (CEA/Eideia) – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.