Relatório final do PDI 2018-2022 é apresentado para a comunidade universitária

Imagem: O reitor Henry Campos destacou o processo de elaboração do PDI, que traçou as prioridades da UFC para o período 2018-2022 (Foto: Ribamar Neto/UFC)A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em peso, na manhã desta segunda-feira (18), na apresentação do relatório final do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2018-2022. O encontro aconteceu no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica.

Na abertura do evento, o reitor Henry Campos destacou o processo de elaboração do documento que traçou as prioridades da Universidade para o período. "Não se pode falar desse PDI como um plano da administração superior, porque houve uma participação de todos os segmentos, com reuniões abertas, desde o começo dos trabalhos, em maio", apontou o Prof. Henry, reconhecendo o empenho da equipe coordenada pelo Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração (Proplad), na condução do processo.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

ETAPAS – Enaltecendo a atuação dos servidores da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica da Proplad nos trabalhos relativos ao PDI, o Prof. Augusto Albuquerque apresentou as etapas de construção do plano. A preparação, que compreendeu os meses de maio e junho, integrou a definição e apresentação do processo metodológico, além da criação de logomarca.

A elaboração, de julho a novembro, traçou o diagnóstico da situação atual, a definição da visão da UFC para 2022, a realização dos seminários dos eixos centrais, a consolidação dos resultados e a elaboração da parte legal do PDI.

Imagem: O Prof. Augusto Albuquerque apresentou as etapas de construção do PDI (Foto: Ribamar Neto/UFC)Programada para este mês, a etapa de publicação compreendeu a escrita do relatório e sua apresentação à comunidade, realizada nesta segunda-feira (18); a aprovação no Consuni, marcada para esta terça-feira (19), e a publicação em si.

PRINCÍPIOS NORTEADORES – Sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, internacionalização, governança e inclusão foram destacados pelo Prof. Augusto como os princípios norteadores do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC. "Acreditamos que, de alguma forma, conseguimos deixar no 'DNA' do PDI esses vetores de desenvolvimento, porque eles estão embutidos em cada um dos eixos centrais do plano (Ensino; Pesquisa; Extensão – Engajamento Social; Cultura Artística e Esportes; Pessoas/Estudantes; Pessoas/Servidores; Gestão; e Infraestrutura)", afirmou o pró-reitor adjunto da Proplad.

O docente explicou, ainda, que as mais de 400 ações estratégicas elencadas nos seminários podem ser consultadas no documento com os resultados consolidados disponível no site da Proplad.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.