Nota do Reitor: Morre o Prof. Carlos d'Alge – Luto na Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará externa o profundo pesar de toda a sua comunidade pelo falecimento do Prof. Carlos Neves d'Alge, ocorrido na noite de quarta-feira, 20. Professor titular de Literatura Portuguesa do Departamento de Literatura (Centro de Humanidades), Carlos d'Alge atuou em diversas instâncias de nossa instituição, realçando-se sempre pela inteligência, amabilidade e seriedade: foi diretor da Casa de Cultura Portuguesa, chefe de Gabinete da Reitoria e pró-reitor de Extensão.

Nascido em Chaves, Portugal, a 24 de julho de 1930, d’Alge chegou ao Brasil com 6 anos de idade e fixou-se no Ceará em 1958. Era brasileiro por opção. Figura de grande relevo no meio intelectual cearense, teve 12 livros publicados e dezenas de contos e crônicas inseridos em antologias, jornais e revistas. Era membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa.

Diante da perda que representa o passamento do Prof. Carlos d'Alge, a UFC observará, a partir de hoje, três dias de luto oficial. À família enlutada, externamos nosso profundo pesar.

Fortaleza, 21 de dezembro de 2017

Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará

Saiba mais informações na nota de falecimento.