Disponibilizada nova edição do Anuário Estatístico, que comprova a expansão da UFC

Imagem: Arte da capa do anuárioComprovando com dados que a Universidade Federal do Ceará é uma instituição em expansão, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, o Anuário Estatístico UFC já está disponível em sua nova edição. A publicação de 2016 traz como base das informações o exercício no ano de 2015.

Com a instalação, em 2015, de mais 14 cursos de graduação, a Universidade ofertou 630 novas vagas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), atingindo o expressivo contingente de 184.081 candidatos inscritos. A Instituição concluiu o ano com um total de 117 cursos presenciais e outros nove a distância, através do Instituto UFC Virtual.

Além disso, seis novos cursos de pós-graduação stricto sensu ampliaram ainda mais esse segmento do ensino, fato reforçado pela criação, no mesmo período, de 423 novos grupos de pesquisa.

Já no que se refere aos parâmetros de qualidade, também foi nesse ano-base que a UFC atingiu seu melhor desempenho, entre as universidades do Norte e Nordeste, na proporção de professores doutores e bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Do total de doutores da Instituição, 18% possuíam bolsa no período, índice que supera, expressivamente, a média da região Nordeste, a qual é de 11,4%.

"Cabe destacar que os avanços obtidos se distribuem por todo o Estado e beneficiam faixas da população jamais atingidas anteriormente pela ação da Universidade. Isso se dá graças à presença da UFC nas cidades de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, onde nossos campi constituem uma presença transformadora, levando ensino de qualidade, inovação, cultura e gerando impacto na própria economia da região onde estão implantados", afirmam o Reitor Henry Campos e o Vice-Reitor Custódio Almeida no texto de apresentação da publicação.

No período, a UFC beneficiou, com ações de extensão, direta ou indiretamente, uma população de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.

LANÇAMENTO OFICIAL  O lançamento oficial da publicação será nesta segunda-feira (23), às 16h, no Campus da UFC em Quixadá. O evento acontecerá a partir da sala de videoconferência do campus, conectando-se com todas as unidades acadêmicas da Universidade, por meio de suas salas de videoconferência.

O ANUÁRIO – Elaborado sob coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento (PRPL), o Anuário Estatístico UFC 2016 é uma radiografia da Instituição, um demonstrativo de transparência que cumpre o papel de prestação de contas com a sociedade.

Simples, interativa e mais completa, a publicação tem grande valor informativo e é um documento que reflete o plano de ação da Universidade. Iniciado há nove anos, em formato impresso, o documento hoje é digitalizado, acompanhando as evoluções tecnológicas. "O anuário apresenta uma consolidação do formato digital, com buscas eficientes e maior interação com o leitor", analisa o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica e Pró-Reitor Adjunto da PRPL, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque.

O documento encontra-se disponível em formato digital no Portal da UFC, assim como todas as edições anteriores desde 2009.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332