Pesquisa mostra que 58% das profissionais de Publicidade se sentem intimidadas no trabalho

Imagem: Cartaz do projeto CriativasO Criativas, projeto criado por estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, divulgou os resultados de pesquisa realizada com mulheres publicitárias e alunas de Publicidade. Entre as entrevistadas no levantamento, 58% declararam que se sentem intimidadas com um ambiente de trabalho predominantemente masculino e 63% acreditam que as propagandas machistas são o reflexo do baixo percentual de mulheres nos setores criativos.

Os resultados foram coletados por meio de formulário eletrônico disponibilizado na página do projeto no Facebook. Responderam ao todo 83 mulheres, com faixa etária entre 18 e 35 anos. Outra questão levantada na pesquisa era se as entrevistadas notavam alguma diferença no tratamento do seu trabalho pelo fato de serem mulheres. A maioria disse que sim. "No geral, a opinião dos homens é levada mais a sério em relação à opinião das mulheres. Quando você diz algo 'x', sempre rola a dúvida. Mas quando um homem diz algo 'x', aquilo é tido como verdade", afirmou uma das entrevistadas.

Em relação ao assédio no ambiente de trabalho, 54% das mulheres disseram que já passaram por essa situação. Um dos comentários anônimos coletados relata: "Sim, diretamente, ao ponto de dizer que só havia sido contratada pois era bonitinha".

O projeto Criativas nasceu da iniciativa de um grupo de estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, a partir da disciplina Laboratório de Publicidade e Propaganda. A ideia do projeto é abordar, através de um website, os desafios e os trabalhos de mulheres publicitárias e alunas de Publicidade e profissionais que atuam em setores criativos.

Além de manter o site, o projeto Criativas conta com página no Facebook e com perfil no Instagram, em que serão divulgadas as entrevistas a cada semana. Também haverá exposição de painéis no Instituto de Cultura e Arte da UFC com colagens sobre as entrevistadas.

Fontes: Rafaela Caminha, estudante de Publicidade e Propaganda – fone: 85 99678 9057 / Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, do Curso de Publicidade e Propaganda – fone: 85 99985 1388 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.