UFC divulga moção de apoio e solidariedade à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

A Universidade Federal do Ceará manifesta integral apoio e solidariedade à comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), uma das mais importantes instituições de ensino superior do País. A despeito de toda a contribuição que tem dado ao desenvolvimento da população fluminense e da nação brasileira, a UERJ enfrenta graves dificuldades, decorrentes da ausência de repasses financeiros por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Fundada em 1950, ao longo desses 67 anos, a UERJ se destacou na produção e disseminação do saber através das atividades de ensino e pesquisa e das centenas de projetos de extensão que expandem os conhecimentos da Universidade para além de seus muros. É pioneira, entre as instituições de ensino superior brasileiras, na criação de uma Ouvidoria própria e na implantação de políticas afirmativas de cotas, ações-modelo que foram posteriormente implementadas por diversas outras universidades brasileiras, incluindo-se a UFC.

A UERJ tem importância estratégica para o Brasil, por meio de um vasto conjunto de grupos de pesquisa científica de alto nível, que colaboram para o desenvolvimento nacional nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao longo de décadas, construiu uma relação de parceria com várias universidades do Brasil e do exterior e, em particular, com a UFC, participando de diversas pesquisas e cursos de capacitação realizados de forma colaborativa.

O desenvolvimento de uma nação exige, antes de tudo, investimentos robustos em educação pública e de qualidade. A UFC lamenta profundamente a situação em que a UERJ se encontra e espera que, pelo bem da sociedade fluminense e brasileira, o Governo do Estado do Rio de Janeiro envide todos os esforços para que essa crise na sua mais importante instituição de ensino superior seja rapidamente superada, garantindo sua qualidade, seu caráter gratuito e a manutenção de seu valor estratégico para o País.

---

Moção aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará, em reunião ordinária realizada no dia 20 de janeiro de 2017.